Uma pena a coincidência no calendário do projeto Vereador por um Dia com a semana final das eleições, pois a corrida eleitoral concentra atenções. Mas o Vereador por um Dia deste ano culminou na segunda-feira na Câmara de Caxias, reunindo estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 23 escolas das redes estadual, municipal e privada. A atividade proporciona aos alunos iniciativas para o fortalecimento da cidadania na cidade, por meio de requerimentos, projetos de lei, moções e indicações, em uma sessão simulada.
O projeto é iniciativa da Escola do Legislativo e da Comissão de Educação da Câmara.
Foram 23 matérias examinadas pelo plenário. Entre elas, por exemplo, dois projetos de lei que propõem facilitar acesso a informações da Secretaria de Obras. A aluna-vereadora Gabriely Pereira dos Santos, da Escola José de Alencar, propôs projeto para a criação do aplicativo Obras Caxias. Já o aluno-vereador Eduardo Rodrigues, da Escola Luiz Antunes, propôs projeto de lei para criação de um canal de comunicação direto com o setor de obras da prefeitura. Podem ser ideias úteis.
– Tivemos até lista de espera. Teve reunião preparatória em agosto, ensaio na semana passada e agora, a sessão propriamente dita – destaca a diretora da Escola do Legislativo, Marisol Santos.