É o momento mais tenso do Governo Adiló em quase 20 meses de gestão, com dificuldades em série para o prefeito Adiló Didomenico. Nos últimos dias, ele tem dispensado centralmente suas preocupações e atenções à crise estabelecida entre administração municipal e Hospital Pompéia, mas não é só.
Nesta quinta-feira, teve de dedicar atenção à mobilização dos servidores municipais em campanha salarial, que desde o início do ano não recebem a trimestralidade e buscavam reposição de perdas.
O prefeito participou pela manhã de reunião com o Sindiserv, o Sindicato dos Servidores Municipais, e as conversações avançaram pela tarde, mas pelo menos essa questão foi bem contornada, o que representa algum alívio, pois havia um dia de paralisação em andamento e a iminência de um “estado de greve”, a depender do rumo das conversações, que pairava sobre os serviços públicos.
A dificuldade foi equacionada pela via do diálogo, o que fica como um ensinamento importante – de resto já sabido – para a superação de outros impasses pela administração.
Por fim, o Caso Magnabosco era outra agenda pesada da quinta-feira. Era o último dia de prazo para encaminhar novos embargos, desta vez ao Supremo Tribunal Federal (STF), o que foi feito. Foi encaminhado novo recurso, mas embargos não têm o poder de revisar o mérito de decisões anteriores. Em junho, a prefeitura recebeu proposta de acordo para pagamento da dívida no valor de R$ 1,1 bilhão, e o esgotamento dos recursos, com iminência de alguma execução, também pende sobre a administração.
Intervenção numa hora dessas?
Nesse contexto de problemas agudos a administrar, chama a atenção que a prefeitura esteja disposta a uma intervenção no Hospital Pompéia, em caso de a instituição não recuar no anúncio do fechamento do setor materno-infantil e na redução de exames e procedimentos. Isso porque já há problemas de sobra para consumir os esforços e recursos da administração, como o Caso Magnabosco e a crise da Codeca, e assumir serviços de uma instituição hospitalar da grandeza do Pompéia é tarefa bastante complexa.