Uma das incógnitas recentes do cenário político caxiense é sobre o futuro do ex-vereador, ex-deputado estadual e candidato a prefeito pelo DEM na eleição de 2020, Vinicius Ribeiro. Ela agora está decifrada. Vinicius anunciou em postagam em rede social, nesta quarta-feira, que, acompanhado da esposa Laís e do filho Vicente, 3 anos, estará de mudança para Londres em julho. Vinicius destaca que a decisão foi tomada em família em março. "Faço isso (o anúncio em rede social) em respeito a dezenas de ligações, mensagens e recados que permaneço recebendo diariamente. Para muitos, esta eleição seria o melhor momento para colocar meu nome à disposição."
Vinicius disse à coluna que a intenção em Londres é aprofundar estudos, especializações e "intensificar doutorado" a partir de estudos que desenvolve em Caxias do Sul na área de pesquisa de inovação e competitividade junto ao Citylivinglab, um ecossistema com foco em cidades do conhecimento.
"Minha decisão foi diferente (da opção política) porque avancei nos meus estudos, na minha vida profissional e acadêmica e no convívio familiar. Será uma grande oportunidade de avançar nos conhecimentos e colocar em prática as decisões tomadas", escreveu Vinicius.
Futuro político "adormecido"
Perguntado sobre seu futuro político, Vinicius Responde:
– Adormeci. Neste momento.
Pode, portanto, "acordar" logo ali na frente. Fica clara uma frustração que interrompeu a trajetória política por não conseguir implementar em Caxias suas concepções e ideias de cidade:
– Eu não consegui me comunicar, cheguei a ser tachado de futurista (quando concorreu a prefeito em 2020). A mobilidade é a política pública mais moderna, pois, através dela, democratizamos os espaços públicos. O poder público local tem participação fundamental também na mudança cultural. O propósito da cidade tem de ser o de incluir.
Vinicius foi vereador por três mandatos, presidente da Câmara e deputado estadual pelo PDT. Na Assembleia, ocupou uma cadeira em três períodos intercalados, assumindo como suplente. Quando concorreu a prefeito em 2020, estava filiado ao DEM. Ele conta que pediu a desfiliação, o que não se consumou formalmente, ficando em um "limbo político" com a extinção do partido, que formou o União Brasil junto com o PSL. Também diz que não está filiado a nenhuma outra sigla.
Em 2020, Vinicius fez 12.079 votos (5,46% dos votos válidos) na eleição para prefeito, tendo ficando em sexto lugar entre 11 participantes.