Um assunto que está rendendo polêmica na rede municipal de ensino de Caxias do Sul, e que foi assunto preferencial da sessão da quarta-feira (8/5) na Câmara, é uma circular da Secretaria de Educação (Smed) aos diretores de escola para antecipação da abertura dos portões dos colégios da rede municipal para as 7h, no turno da manhã, e 12h45min, no turno da tarde. A circular atendeu a uma demanda encaminhada em reunião pública da Comissão de Educação no dia 31 de maio.
— Solicitamos às equipes diretivas para a acolhida dos estudantes na chegada às escolas, a fim de que elas possam entrar nos espaços coletivos: quadra, ginásio, área coberta. A solicitação deve-se às condições do tempo: chuva, frio intenso e vento. Ninguém está dizendo que tem que ser um professor que tem que ir lá cuidar. Simplesmente abrir o portão — defendeu o presidente da comissão, vereador Adriano Bressan (PTB).
A preocupação com a proteção das crianças é compreensível e necessária. Assim como será preciso reconhecer que a medida impacta no cotidiano dos professores e diretores. Exige uma reorganização de horário que, em especial no caso de escolas com menos servidores, nem sempre é simples e se ajusta com facilidade. Afinal, professores e servidores também têm compromissos pessoais e organização de horários já estabelecida. Compreende-se também a demanda dos profissionais da educação.
Parece uma questão prosaica, a abertura dos portões das escolas municipais. A medida, porém, não significa apenas "abrir o portão". Surpreende a despreocupação jurídica esboçada na Câmara em torno do assunto. Uma vez dentro da escola, o aluno passa a ficar sob responsabilidade da instituição e da direção, que tem de zelar pelo cuidado e atenção às crianças. Deixadas por conta própria, não há controle sobre elas, inclusive também exposta a riscos. É preciso, portanto, acompanhá-las bem de perto. Então, se é justa a preocupação com a proteção aos alunos, isso deve se dar com o cuidado de evitar mais sobrecarga aos já multiatarefados servidores da educação. Será justo e necessário a orientação e o apoio da parte da Smed, além da mera circular.