É praticamente um descaso à comunidade a resposta (ou a falta de resposta) do Daer sobre os buracos na Rota do Sol, trecho a partir de Caxias do Sul em direção ao Litoral. No mínimo, foi desatenciosa. Reportagem em pioneiro.com identificou um trecho crítico de 21 quilômetros, entre os Kms 170 e 191, que concentra o maior número de buracos. Para fins de localização, este trecho começa seis quilômetros antes da Penitenciária do Apanhador, que fica no Km 176,5, em direção a Lajeado Grande. Os demais trechos saindo de Caxias, porém, não estão poupados da buraqueira. Há buracos grandes, o que se convencionou chamar de “crateras”. Já o vereador Wagner Petrini (PSB), que preside a Comissão de Desenvolvimento, Transporte e Habitação da Câmara, relatou em sessão na semana passada que contou 31 buracos no trecho entre a BR-116 e o distrito de Vila Seca, “só na ida”. Por meio de uma nota breve, o órgão se limita a dizer que “está sendo programada uma intervenção para execução de reparos emergenciais entre Caxias do Sul e Lajeado Grande (distrito de São Francisco de Paula), que deve ocorrer nos próximos dias”. Emprega expressões vagas como “está sendo programada” e “nos próximos dias”.
Não leva em conta o Daer, ao manifestar-se perante a comunidade, a correspondência enviada à direção-geral do órgão pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, a CIC, semana passada, cobrando ação emergencial imediata, ainda que seja o paliativo tapa-buracos. Semana passada, também, o deputado estadual Neri, o Carteiro (Solidariedade) manteve audiência com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, da qual saiu informando que, tão logo concluísse a manutenção no trecho Lajeado Grande-Tainhas, o órgão passaria a trabalhar no trecho Caxias do Sul-Lajeado Grande, o mais crítico. Pois bem: na curta nota, o Daer informa que concluiu semana passada o tapa-buracos entre Lajeado Grande e Tainhas, mas não confirma o início imediato dos trabalhos no trecho seguinte. Limita-se ao vago e protocolar “nos próximos dias”.
Desse jeito, a pressão de vereadores da Câmara de Caxias, especialmente Mauricio Marcon (Novo) e Sandro Fantinel (Patriota), que prometem eles próprios taparem buracos na Rota do Sol caso o Daer não fizer a tarefa, vai acabar tendo de se realizar. Marcon estipulou um prazo para a realização do mutirão e está em contagem regressiva.