A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço
Em outubro, em meio ao período eleitoral, o Pioneiro pediu a diversos moradores que dessem um depoimento sobre sua relação com Caxias do Sul: era a seção Olhares da Cidade. O analista e desenvolvedor de sistemas Giovani França Pereira, 28 anos, foi um deles. Deficiente visual desde o nascimento, listou problemas enfrentados no dia a dia, como as calçadas irregulares — ruim não apenas para quem não enxerga, mas para qualquer pessoa com mobilidade reduzida.
A dificuldade em transitar pela Praça Dante Alighieri também foi apontada pelo jovem, que é professor de informática do Instituto da Audiovisão (Inav). Na última semana, Giovani foi à praça conferir a instalação do piso tátil, concluída no final de janeiro.
"O piso ficou bem bom, bem sinalizado, bem bom de andar, tanto o piso alerta (de bolinhas) quanto o piso guia (ou direcional, de traços). Gostei. Antes a gente não podia andar na praça e agora a gente pode. Foi um ganho bem grande para nós", aprovou Giovani em um vídeo publicado na página do Inav no Facebook.
A colocação das placas com relevo que auxiliam os deficientes visuais nos deslocamentos foi um pedido da entidade. O piso foi instalado no calçamento que cerca a praça. Com o novo equipamento, as pessoas com deficiência visual ganham autonomia para circular no local, o que antes era praticamente impossível.
— É um marco para Caxias ter um piso tátil ao redor da praça. Antes, a praça era evitada pela pessoa com deficiência visual, porque os obstáculos não beneficiam a andar sozinha — destaca a pedagoga e professora do Inav Glenda Stimamiglio.
Secretaria aberta a sugestões
O piso tátil na Dante Alighieri começou a ser implementado em 18 de novembro de 2020. A instalação foi finalizada no dia 27 de janeiro. O custo aproximado foi de R$ 27 mil. Rampas para pessoas com deficiência (PCDs) também foram instaladas no local. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade não tem, por enquanto, previsão de colocação de piso tátil em novos locais. Mas, conforme a assessoria, a prefeitura recebe sugestões de pontos que possam receber o equipamento e avalia a viabilidade de cada uma delas.
Aniversário
Na próxima sexta-feira, dia 19, o Inav comemora 12 anos de atuação em Caxias. A entidade atende 164 pessoas surdocegas, cegas e com baixa visão gratuitamente. Quem quiser auxiliar a entidade, o contato é (54) 3226-6262.