O jornalista Ciro Fabres colabora com a colunista Rosilene Pozza, titular deste espaço
A equipe de transição que reúne integrantes do atual e do futuro governo ainda realizou nesta segunda-feira encontros que ficaram pendentes da semana passada para repasse da dados, informações, detalhamento de funções, atribuições e funcionamento de três áreas da administração municipal: Secretaria de Governo, Chefia de Gabinete e Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social. Está concluída essa etapa. Agora, o prefeito eleito, Adiló Didomenico, e sua vice, ambos do PSDB, concentram-se na composição do secretariado. Com o deputado estadual Neri, o Carteiro, que esteve presente ao lado da chapa agora eleita desde o início.
Para relembrar de alguns princípios e diretrizes que nortearão a definição do primeiro escalão de governo, Adiló já deu declarações sobre o perfil da equipe que reunirá: as escolhas serão políticas e técnicas. Ele já deixou claro que não houve acordos com partidos que o apoiaram em segundo turno e que não recebeu pedidos:
— Se tiver pessoas pessoas que se encaixem (nas funções e cargos) e que sejam filiadas a alguns desses partidos, não temos receio — revelou à coluna dias depois de ser eleito, acrescentando que pessoas sem filiação partidária também podem compor o governo.
— Tem áreas que a pessoa precisa ser política e tem áreas que precisa ser técnica.
Com base nesses critérios, a ordem de Adiló e Paula é "buscar as pessoas certas para o lugar certo". As conversações vão se dar centralmente com os partidos integrantes da aliança Levanta Caxias. O núcleo duro do governo está definido. É composto por Adiló, Paula e o deputado estadual Neri, o Carteiro (Solidariedade). A este núcleo central, devem gravitar bem próximo os presidentes dos partidos maiores, PSDB e PTB, pela natureza da função e por afinidade histórica. No caso, Ozório Rocha e Gilberto Meletti, respectivamente.
O Solidariedade está bem representado por Neri. PROS e PSC são partidos menores, que também serão ouvidos, mas, logicamente, o peso político dessas siglas é menor.