Caxias transmite a visitantes a impressão de uma cidade limpa. Esse comentário é verbalizado com frequência por pessoas de outras cidades. No entanto, há muito por avançar. A sujeira ao redor dos contêineres e a limpeza deles deixam muito a desejar. São problemas crônicos da cidade, para os quais sequer é tentada uma solução.
Os equipamentos são jogados de um lado para o outro nas calçadas e ruas, sem uma posição fixa. Precisa organizá-los e posicioná-los da melhor forma.
Na Rua Matteo Gianella, em frente à Igreja de Santa Catarina, um contêiner para lixo seletivo (amarelo) foi incendiado no início da semana, na segunda-feira (2). Até sexta-feira (6) à tarde, os restos e o que sobrou de lixo não haviam sido recolhidos, misturando-se a outros restos que extravasavam dos contêineres que sobraram.
A cena da foto não é nada agradável, e depõe contra o sistema de coleta urbana, que é tão útil se bem executado. A Codeca precisa ter procedimentos ágeis capazes de identificar onde a sujeira se esparramou sobre a calçada, onde um contêiner está incendiado, e realizar a limpeza. Não pode tal situação perdurar por toda uma semana. A companhia está falhando.