Você sabe o que é uma cidade inteligente? Há vários conceitos, desde os que estão mais apoiados em tecnologia, até aqueles mais relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade. Eles motivam fóruns específicos para debater desenvolvimento e qualidade de vida nas cidades. Um dos mais importantes é o Connected Smart Cities, realizado esta semana em São Paulo. O Connected envolve empresas, entidades e governos com a missão de debater e identificar os caminhos a serem percorridos até cidades mais inteligentes e conectadas.
O evento organiza um ranking, que este ano chega a sua quarta edição e avalia 70 indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade em cidades a partir de 50 mil habitantes. Sendo assim, cidades importantes da região, como Gramado, que possui ao redor de 35 mil habitantes, Canela, Garibaldi e outras não entram no ranking. Mas as cidades de Vacaria, Farroupilha, Bento Gonçalves e Caxias do Sul estão aptas a participar.
Caxias do Sul (em empreendedorismo e tecnologia e inovação), Bento Gonçalves (em empreendedorismo e educação) e Farroupilha (em economia) aparecem nos rankings setoriais, composto por 50 cidades. Porém, as cidades da região não aparecem em 7 outros rankings setoriais, entre eles, meio ambiente, saúde e segurança.
Os resultados são bastante fracos. Caxias obteve a 89ª colocação no ranking geral – este ranking inclui as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.
CONFIRA OS RESULTADOS
Ranking geral: Curitiba (1º) / Porto Alegre (8º) / Santa Maria (38º) / Canoas (81º) / Caxias do Sul (89º). Caxias não aparecia entre as 100 melhores em 2017
Mobilidade e acessibilidade: nenhuma cidade da região. Porto Alegre (14º).
Urbanismo: nenhuma cidade da região. Porto Alegre (36º).
Meio ambiente: nenhuma cidade da região. Porto Alegre (10º).
Energia: nenhuma cidade da região. Rio Grande (37º).
Tecnologia e Inovação: Caxias do Sul (30º). Caxias aparecia em 37º lugar em 2017. / Porto Alegre (6º).
Saúde: nenhuma cidade da região. Porto Alegre (7º).
Segurança: nenhuma cidade da região e do Estado.
Educação: Bento Gonçalves (31º). Bento não aparecia entre as 50 melhores em 2017. Santa Maria (8º) / Porto Alegre (24º) / Rio Grande (28º) / Pelotas (37º) / Ijuí (48º).
Empreendedorismo: Caxias do Sul (10º). Caxias aparecia em 21º lugar em 2017. É a melhor colocação de Caxias, ingressando no "top ten". Bento Gonçalves (33º). Bento aparecia em 47º lugar em 2017. Porto Alegre (5º) / Canoas (22º) / Santa Maria (26º) / Pelotas (35º).
Governança: nenhuma cidade da região. Porto Alegre (28º).
Economia: Farroupilha (37º). Farroupilha não aparecia entre as 50 melhores em 2017. Porto Alegre (8º) / Canoas (40º) / Lajeado (44º).
Confira o estudo completo em https://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual.