* A colunista Rosilene Pozza está em férias
O vereador Rafael Bueno (PDT) encaminhará na próxima semana, em regime de urgência, pedido de informações ao Poder Executivo, que ainda está sendo rascunhado, sobre preservação do patrimônio histórico-cultural de Caxias do Sul. As más condições dos monumentos e o furto de placas de bronze, com a substituição delas por material em acrílico, vieram à tona esta semana. De quebra, as questões do requerimento devem envolver a má conservação de parques e praças e as condições atuais das câmeras de vigilância eletrônica. A semana chega ao fim com a degradação do Centro, dos espaços públicos, de praças e parques ganhando evidência.
Entre as questões, estão informações sobre como vem sendo feita a manutenção das praças e parques e quantas câmeras de segurança estão em funcionamentos para vigiá-los. O pedido de informações também quer saber como funciona o esquema de manutenção desses equipamentos.
As câmeras não têm flagrado o furto de peças na praça, e os monumentos estão sujos, em condições deploráveis. O Centro precisa de atenção e cuidados urgentemente, e de um plano estratégico — que não existe — para sua ocupação, seu aproveitamento sob o ponto de vista cultural, de lazer, de estímulo a empreendimentos.
Em uma de suas entrevistas durante a campanha eleitoral de 2016, o então candidato Daniel Guerra dizia que 'a degradação do Centro é o resultado de negligências".
Guerra já lavou monumento
Os monumentos nas praças estão malcuidados e em situação deplorável. Em 30 de abril de 2005, o então secretário de Turismo Daniel Guerra botou a mão na massa para ajudar na limpeza do Monumento ao Imigrante. Subiu na escada de vassoura e mangueira na mão e foi à luta.
Está na hora de Guerra determinar um mutirão semelhante para a limpeza geral dos monumentos da cidade. Mangueira, balde e vassoura na mão, com a técnica adequada.