Uma nova cave de espumantes está sendo finalizada em Flores da Cunha. Integra um investimento de mais de R$ 30 milhões que incluiu a inauguração de um dos maiores centros de eventos da Serra. Estamos falando da Luiz Argenta. A operação do novo prédio, marcado pelo design moderno que caracteriza os empreendimentos do grupo, recém começou. Um evento do Centro Empresarial de Flores da Cunha, promovido na última semana, e alguns casamentos já marcam a estreia do empreendimento. Em uma área de 140 hectares, com vista para 55 de vinhedos, o centro de eventos tem capacidade para abrigar até 450 pessoas sentadas.
Até o final do mês, também será feita a transferência das garrafas de espumantes que vão amadurecer na nova cave, que é marcada por ter um túnel ligando a área de vinificação com o local onde as bebidas vão permanecer até ficarem prontas para ir ao mercado. Uma enoteca com os vinhos históricos, incluindo o mais antigo da Luiz Argenta de 2004, também deve ser montada na saída desse túnel.
Serão cerca de 400 mil garrafas maturando na nova cave, pelo período de três meses a 10 anos, o que representa mais do que o dobro da capacidade atual. Para dar conta desta expansão, 10 novos hectares de vinhedos já estão sendo incrementados na propriedade da Argenta para as variedades chardonnay e pinot noir, que são as principais para a elaboração de espumantes. Além disso, a vinícola pretende selecionar alguns produtores para comprar uvas.
A inauguração completa da cave para visitação do público está prevista para o início do segundo semestre. No local, o visitante poderá conferir, por exemplo, os chamados giropallets, equipamentos capazes de girar várias garrafas de espumante ao mesmo tempo, substituindo o trabalho manual diário de girar um quarto de garrafa, uma por uma, do método champenoise. E também vão poder ver o dégorgement, que é quando o gargalo da garrafa é congelado para solidificar os sedimentos da segunda fermentação nos espumantes feitos pelo método tradicional.
Piano que toca sozinho recepciona público
O centro de eventos da Argenta surpreende já na recepção. O local tem um piano que toca sozinho. Comprado de uma fabricante nacional, o instrumento musical é acionado por meio de um tablet. Além das teclas do piano se movimentarem sozinhas, ele também canta. Há a opção de reproduzir algumas canções quando o contratante não quiser ter música ao vivo.
Outro destaque do novo espaço é o pé direito alto e o uso de basalto _ da própria escavação no caso da cave subterrânea _ além de outras pedras, como o granito que marca a adega da recepção. O aço corten, de tonalidade vermelho-ferrugem, também marca bastante presença na decoração interna e externa. No salão principal, é o bar de sete metros de altura por sete de largura que chama a atenção por suas grandes dimensões. O espaço customizável com cortinas permite promover desde um show nacional a um evento mais intimista.
O local está equipado com mobiliário que também se adapta ao número de pessoas, com mesas dobráveis, que podem ser tanto redondas quanto quadradas. Na parte de apoio para os eventos, as salas da noiva e dos artistas têm grandes proporções e, por isso, chamam a atenção.
O salão principal tem cerca de 700 metros quadrados e a área de staff tem 82 metros, incluindo cozinha, salas de apoio e os banheiros para quem trabalha.
Novidades no mercado
E para marcar esta nova era com a cave de espumantes, a Luiz Argenta já prepara um produto especial. Daiane Argenta, diretora executiva da vinícola, adianta que um dos principais lançamentos do ano está previsto para setembro. Será um espumante de 10 anos de maturação em garrafa magnum de um litro e meio, equivalente à quantidade de duas garrafas comuns da bebida. Será 100% chardonnay.
Antes disso, porém, a Argenta já terá novidades. Vai lançar uma nova linha, que vai se chamar XXVII. Este número, além de ser considerado o da sorte para a família Argenta, representa os 27 tipos de solos identificados na propriedade. A linha será lançada no próximo dia 27 e terá três espumantes com seis meses de maturação; um vinho branco (chardonnay com viognier); além do tinto de marselan e tannat; e um rosé de merlot e pinot noir. Será a quarta linha da vinícola, sendo a que vai ser considerada a de vinhos de entrada, ou seja, com valores mais acessíveis.
E, até o final do ano, a marca que também é conhecida pelas garrafas designs, sendo um dos últimos lançamentos o de formato de diamante, já planeja um espumante em design único dedicado ao público feminino.