Referência mundial em sistemas elétricos e digitais, a Legrand tem Caxias do Sul como a cidade mais importante de suas operações no Brasil. A multinacional francesa, presente em mais de 180 países e com quase 40 mil profissionais, hoje tem na planta do Distrito Industrial caxiense mais da metade das operações fabris do país, que incluem também Manaus (AM) e Lagoa Santa (MG). A mais recente expansão é a transferência da linha de produção de outro Estado para a planta de Caxias. Com isso, a cidade da Serra passa a fabricar estabilizadores e nobreaks. A nova operação gera também 100 novos empregos.
Com três unidades fabris em Caxias, ocupando 24 mil metros quadrados de área construída, a companhia hoje conta com um portfólio de 4 mil produtos fabricados na Serra. Por aqui, a marca começou produzindo os quadros de comando e de distribuição de energia, que eram da Cemar, empresa caxiense comprada pelo grupo francês em 2006. Mas, além disso, novas linhas foram sendo trazidas para a região a partir de 2014, quando Caxias também passou a produzir interruptores de tomada com o fechamento de Campo Largo (PR).
Somaram-se ainda operações de outras duas cidades que se concentraram na Serra: a de Guaxupé (MG), em 2018, e a de Poá, em 2020.
A nova linha de produção em Caxias começou a operar em março. Até o momento, foram fabricados 10 mil nobreaks somente nas duas linhas que já foram montadas. A previsão é concluir todo o trabalho até o final de maio. Serão sete linhas de produção, ao todo.
Como é um produto que não era fabricado em Caxias, o setor de Recursos Humanos transferiu cerca de 15 profissionais, contratou mais 50 e ainda tem 35 vagas abertas. O quadro da empresa na cidade é de cerca de 500 colaboradores e a previsão é chegar, até o fim do semestre, em 570.