A semana foi marcada por agendas de empresários da Serra em Brasília. Um dos principais compromissos na Capital federal foi com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O grupo também visitou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e se encontrou com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli.
Um dos participantes da comitiva caxiense foi o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro. Sobre a agenda com Alckmin, o empresário da Serra destacou duas pautas principais: implementação dos marcos regulatórios setoriais para desburocratizar e dar maior segurança jurídica para as empresas, além de reindustrialização no Brasil.
– Eles estão trabalhando fortemente nessas pautas. No Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, estas duas pautas estão em linha com o que almejamos – aponta o presidente da CIC.
Sobre a conversa com o presidente do Banco Central (na foto acima), Loro disse que o tema foi uma âncora fiscal para o país, e a taxa de juros.
– No patamar que ela está, dificulta investimentos. É 7% de juro real, ou seja, esse é o impacto além da inflação. Gostaríamos muito que, com segurança, os juros sejam reduzidos – defende Loro.
Também participaram das reuniões o vice-presidente de Indústria da CIC Caxias e presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus; Ruben Bisi; o presidente das Empresas Randon e presidente do Transforma RS, Daniel Randon; o diretor de Relações Institucionais e Governamentais das Empresas Randon, Joarez Piccinini; e o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), Ubiratã Rezler.