A Vitivinícola Jolimont, de Canela, comandada pelo caxiense Ernani De Nápoli Velho e pelo filho, Marçal Duarte Velho, prepara para este ano a apresentação de mais de 20 novos rótulos de vinhos e espumantes, quantidade que se soma aos 50 disponíveis na carta de bebidas. A Vindima também é o momento que aproveitam para apresentar os primeiros vinhos da sua safra de lançamentos. Nesta semana, colocaram no mercado o Reserva Cave Safra 2021 com corte bordalês de cabernet sauvignon e merlot.
Além de quase dobrar o portfólio, a aposta da vinícola tem sido ampliar mercado com vendas online, mas também com o enoturismo, já que está situada na região do Estado que mais atrai turistas, as Hortênsias. Somente no ano passado, mais de 200 mil visitantes passaram pelo empreendimento.
Embora a maior propagação da marca tenha ocorrido nos últimos anos, a história da Jolimont é antiga. Ela foi fundada em 1948 pelo francês Jacques Brière. À época, chamava Vinícola Brière. Ela foi adquirida em 1987 por Ernani. O empreendimento está situado no Morro Calçado, em Canela. O cultivo das uvas ocorre a aproximadamente a 705 metros de altitude em região de clima temperado úmido e com solo argilo-pedregoso.