Dentre os principais resultados de um levantamento feito pela Secretaria de Turismo de Gramado está o dado de que 53% dos entrevistados afirmaram que visitaram Gramado pela primeira vez no ano passado. A pesquisa também mostra que o perfil majoritário de visitantes é de casais, já que 65% dos que responderam ao questionário são casados. A maior parte dos turistas, o equivalente a 34% do total, vem da região Sudeste do país, principalmente de São Paulo.
Os resultados também mostram que a maioria dos turistas utiliza hotéis como meio de hospedagem, seguido de pousadas e casas para aluguel. Quase 90% deles viajou por lazer. Os atrativos naturais lideraram os motivos que mais influenciaram na escolha por Gramado, com 33% das respostas. Rua Coberta, Lago Negro e Rua Torta foram, nesta ordem, os três mais listados. O tempo médio de permanência em Gramado apontado foi de quatro a cinco dias para 38% dos que responderam ao questionário, sendo que a maioria, 34% das respostas, informou um gasto médio diário, incluindo hospedagem, acima de R$ 1 mil. 94% dos entrevistados destacaram que a experiência foi positiva na cidade. Os que apontaram que foi negativa elencaram como principal fator os preços elevados, o equivalente a 35% dos que participaram da enquete.
A pesquisa foi feita com displays de Qr Code que foram entregues aos hotéis da cidade, onde os hóspedes puderam escanear e responder as questões. Ao total, foram computadas 889 respostas entre janeiro e dezembro de 2022. Dessas, 449 foram totalmente concluídas. A pesquisa abrange também informações sobre gênero, faixa etária e outros dados que traçam o perfil dos turistas que visitam Gramado ao longo do ano.