Nos preparativos para o início da colheita, a temporada também é de divulgação dos balanços de 2022 das cooperativas vinícolas da Serra. E a Garibaldi já divulgou seus números. Com um faturamento de R$ 265 milhões, obteve incremento de 10% no faturamento em relação a 2021. O destaque vai para os espumantes, carro-chefe da marca, que ultrapassaram 5,8 milhões de garrafas vendidas durante o ano.
Seis Estados concentraram a maior parte do faturamento no ano: Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, que somaram 80% das vendas em 2022.
As vendas internacionais cravaram faturamento de R$ 850 mil. Colômbia e Guiana Francesa, com a aquisição de espumantes, e Estados Unidos, com a compra de suco de uva, foram os grandes parceiros nas Américas, que teve no Canadá, também, um dos principais destinos dos produtos da marca gaúcha. Na África, com Nigéria e Angola; na Oceania, com a Austrália; na Ásia, com Taiwan; e na Europa, com Portugal e Reino Unido como mercados em prospecção, demarcaram a presença dos rótulos da vinícola pelos continentes.
O ano de 2022 também foi marcado por investimentos de R$ de 15 milhões, 50% a mais do que em 2021. Somente na requalificação do Complexo Enoturístico, cuja inauguração ocorrerá neste mês de janeiro, foram injetados quase R$ 6 milhões. Os recursos também contemplaram melhorias de infraestrutura, com a aquisição de tanques de vinho, linhas de recebimento de uva, tanques para fermentação de espumantes e outras melhorias na cantina.
E a vinícola adentra o ano apostando na continuidade de seu processo evolutivo para concretizar a previsão de R$ 312 milhões em faturamento em 2023.