A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
Vem crescendo o número de empresas de serviços ligados ao setor turístico em Caxias do Sul. Foram abertos, em 2022, 828 empreendimentos, número superior ao do ano anterior, quando foram 741 novos registros. Em 2020, auge da pandemia, foram 594 empresas abertas na cidade. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo da Secretaria de Turismo do Estado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Junta Comercial do Rio Grande do Sul.
O desempenho da Serra é extremamente positivo na opinião do secretário estadual de Turismo, Vilson Covatti. Em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra desta quarta-feira (18), disse que "riqueza que existe na Serra deve ser copiada por outras regiões". Para ele, o aumento na abertura de empresas relacionadas ao turismo está atrelado ao arrefecimento da pandemia. Além disso, demonstra a importância do setor para a economia.
— A sociedade buscou viver melhor, com mais qualidade de vida, mais saúde, mais oportunidades para conhecer não dedicando-se somente ao trabalho. Houve essa procura maio e é uma questão de oportunidade que o empreendedor viu — destacou, acrescentando que para garantir uma boa experiência ao turista é preciso que o governo ofereça infraestrutura e logística adequadas também.
Para os próximos anos, a meta do governo, segundo Covatti, é dobrar a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Hoje, representa 4%.
Ouça a entrevista:
Em todo o Estado, 18.361 empresas ligadas ao turismo foram abertas em 2022. O número representa 8% do total de novos negócios no RS registrados no ano passado. Ou seja, de praticamente 10 novas empresas, uma é do setor do turismo. O volume também representa um crescimento de 6,3% em comparação a 2021 e 26,8% em comparação a 2020. O segmento que mais teve alta foi da alimentação: lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (17,8%) e restaurantes e similares (15,2%).