A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
A Sala do Empreendedor deve ser oficializada como novo endereço da Junta Comercial de Caxias do Sul no início de março. O serviço já está em funcionamento na prefeitura desde o dia 19 de dezembro, mas em fase de testes. É uma transição da Junta, que se despede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul — alguns atendimentos por telefone ainda são feitos na entidade neste período de mudança.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Gianni, há um mês, todas às quartas-feiras, um servidor atende de forma presencial no centro administrativo.
— A Sala ganha e o empreendedor ganha porque ali estão todos os serviços. Está tudo centralizado — destaca Gianni.
Em 2017, a prefeitura chegou a anunciar a ida da Junta Comercial para a sede do Executivo, mas, segundo o secretário, mas não se concretizou. Com a novidade, a Sala do Empreendedor passa a oferecer mais um serviço para quem busca empreender.
MAIS DE 11 MIL ATENDIMENTOS EM 2022
Cerca de 1,4 mil novos negócios foram abertos no ano passado em Caxias com auxílio da Sala do Empreendedor, conforme balanço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Foram 2.796 boletos de contribuição mensal emitidos e 1.286 declarações anuais de faturamento realizadas. No total, foram 11.446 atendimentos feitos em 2022.
O número, conforme Gianni, é menor do que o registrado em anos anteriores, quando estava na casa dos 20 mil atendimentos. Porém, a redução, segundo ele, não é negativa. Pelo contrário. Menos atendimentos refletem um trabalho mais assertivo da Sala, explica. Antes de 2021, os empreendedores precisavam procurar o serviço para abrir a empresa e depois voltar para conseguir autorização para emissão de nota fiscal. Agora, é automático.
— Assim que emite o CNPJ, não precisa vir mais para autorizar a nota fiscal. Hoje, a gente faz um trabalho mais de orientação e de prevenção. Mudou o viés — acrescenta.
Atualmente, 90% dos CNPJs ativos em Caxias são de micro e pequenos empreendedores.