Uma linha de produção e protótipos. É assim que os sócios da startup Arrow Mobility definem o pavilhão onde estão fabricando as primeiras vans elétricas, apresentadas oficialmente na última Fenatran. Nesta semana, visitamos a sede da empresa, no bairro Bela Vista em Caxias, uma oportunidade única de conferir a montagem de um veículo do início ao fim. E, ao mesmo tempo, ver também todas as outras soluções criadas para este produto inovador dos componentes e design às suas funcionalidades.
Comandada por engenheiros e ex-executivos da Marcopolo, a Arrow já decola com um pedido de 100 veículos para a Localiza. Após apresentação do protótipo, testes e homologação, as primeiras 20 unidades já começam a ser fabricadas no bairro Bela Vista. Para as outras 80 que devem ser entregues ao longo do ano que vem, a intenção é ter uma novo parque fabril em Caxias do Sul ou região para aproveitar os profissionais especializados. O local ainda não foi definido.
Atualmente, a empresa já conta com mais de 30 profissionais e deve contratar mais pessoas conforme outras encomendas forem fechadas. Após a apresentação do produto na Fenatran, os sócios Julio Balbinot, Jocelei Salvador e Marcelo Simon iniciaram tratativas com gigantes do comércio virtual, inclusive internacionais.
Cabe destacar também o tempo recorde para a concepção do projeto. Foram 12 meses para lançar o primeiro protótipo, que já está homologado para rodar.
Mini centro de distribuição sobre rodas
Conhecendo o produto de perto, mais do que a eficiência de um veículo com autonomia de quase 300 quilômetros de rodagem, outras funcionalidades da van que lembra um micro-ônibus chamam a atenção. O One Shot Loader é o mais propagado, porque transforma o interior do veículo em um mini centro logístico sobre rodas, o que permite agilizar as entregas. Ao mesmo tempo, se retirar essa espécie de prateleira móvel, também é possível a transformação da van para transporte de passageiros.
Outra amostra de que, desde a concepção, o produto foi pensado para facilitar as entregas é o sistema de abertura de porta que funciona por sensor. Desta forma, o entregador pode estar com as mãos ocupadas com pacotes, que, ao passar pela porta com uma pulseira codificada, ela abrirá automaticamente.
Como a empresa não quer se definir com uma encarroçadora, também estão desenvolvendo outras soluções, como softwares para que a van atue com inteligência artificial auxiliando, até mesmo, o motorista a organizar seu itinerário de acordo com as confirmações de entregas.