A Conexo, uma das Empresas Randon, está apresentando o mapeamento do ecossistema de inovação da Serra Gaúcha. O objetivo deste levantamento inédito de informações é ser ferramenta viva para governança colaborativa da região.
Entre os números que chamam a atenção, destaque para a atuação de 50 startups da região que desenvolvem projetos para clientes locais e globais. O documento registra ainda a presença de 24 espaços de trabalho colaborativo, que favorecem o networking e a atuação com inovação, localizados nas cidades da Serra e a realização de 18 eventos que promovem uma cultura inovadora, com atuação de quatro instituições de ensino que se destacam em iniciativas nesta área e seis agentes de inovação – como institutos, associações e colegiados.
O mapeamento também mostra que as cidades da Serra já contam com três leis de incentivo à inovação, e a curadoria destaca, ao menos, nove cases de inovação em empresas tradicionais da região.
_ É uma ferramenta viva, que chega para apoiar e aprimorar o ambiente de cocriação e colaboração construído diariamente _ resume o head da Conexo, Leo Vitor Redondo.
A expectativa é de que, a partir desta primeira edição, o mapeamento dos próximos anos possa aumentar ainda mais estes números com a indicação e engajamento de novos dados, para enriquecer e facilitar cada vez mais conexões, parcerias e desenvolvimento de novos negócios, segundo Redondo. Ele mesmo destaca que há muito espaço para crescer, tendo por base que 90% das startups que se conectam hoje com a Conexo são de fora da região.
O mapeamento será apresentado em evento hoje, no Docca Music Garden, às 17h30min, em parceria com o SebraeX. Após, ficará disponível nas páginas e redes sociais da Conexo na internet.