Nesta correria de fim de ano, em que parece até que o mundo vai acabar em 31 de dezembro se não dermos conta de todas as atividades que não foram feitas ao longo de todo 2022, se faz ainda mais necessária uma ajuda dos vinhos para relaxar. Por isso, convidamos Júlio César Kunz, presidente da Associação Brasileira de Sommelieres – regional do Rio Grande do Sul (ABS-RS), que também é psicanalista, para indicar dois rótulos para ajudar a aliviar a tensão que precede as comemorações de fim de ano. Confira:
Vinho Licoroso Distinto
“Pré-ocupados” com o fim do ano, deixamos de lado a apreciação dos prazeres sensoriais. Vinhos doces, licorosos, são também chamados de “vinhos de meditação”. Esse exemplar, elaborado em Caxias, ajuda a esquecer do mundo com sua complexidade.
Tipo: Vinho branco doce
Origem: Serra Gaúcha
Vinícola Don Affonso
Uva: Moscato
Petronius Brut 2017
Um caminho oposto ao anterior é não fazer do vinho o tema de nossa atenção, mas um companheiro divertido, sem perder toda a profundidade emocional. Com aroma frutado e complexo, e muito fresco em boca, esse espumante é como um papo de bar ou um encontro com um amigo no almoço: leve e vitalizante.
Tipo: Espumante Sur Lie
Origem: Serra Gaúcha
Vinícola: Petronius
Uva: 100% Trebbiano