A canadense Maple Bear, rede com 172 escolas no Brasil, está abrindo sua primeira escola em Caxias do Sul, com vagas disponíveis para alunos de dois a cinco anos, com início programado para fevereiro de 2023.
A escola inicia as atividades com a educação infantil, mas planeja expandir os ciclos. Mundialmente, a rede está presente em 33 países e conta com cerca de 50 mil alunos de educação infantil, fundamental e médio.
A metodologia canadense é baseada em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.
A Maple Bear Caxias está em fase final de reformas na Rua Jacob Luchesi, no Santa Catarina, na antiga sede do Jornal Pioneiro, em uma área de mais de 5,8 mil metros quadrados. Foram investidos mais de R$ 6 milhões, com a geração de cerca de 30 postos de trabalho diretos.
A escola, com dois turnos, terá a capacidade de receber até 678 alunos. A responsável pelo estabelecimento é a empresária Denise Magnus.
— Creio que podemos auxiliar muito na formação de jovens verdadeiramente bilíngues e aptos a desenvolver sua trajetória educacional e profissional no Brasil e no exterior — ressalta Denise.
O desafio de achar professores
A imersão de alunos desde cedo em uma segunda língua é uma tendência para os próximos anos em Caxias. Há escolas já em atuação com planos de implementar o ensino bilíngue, mas um dos grandes desafios é a contratação do quadro de professores para isso.
Apesar do Recreio da Juventude não querer divulgar nada neste momento, sobre o que pretende implementar na área próxima da antiga sede do Guarany, no Salgado Filho, a colunista apurou que é sondada a possibilidade de uma escola bilíngue e também voltada para atletas.