A Metadados, empresa caxiense de tecnologia e serviços para a gestão de Recursos Humanos, iniciou neste mês o programa de redução de jornada de trabalho, sem a redução de salários. Os gestores entendem que a redução para 40 horas semanais ajudará a reter e atrair talentos importantes na cobiçada área de Tecnologia da Informação (TI).
A redução gradual será realizada em três etapas e culminará na diminuição de quatro horas por semana e um total de 20 horas mensais a menos.
A head de Pessoas da empresa, Andréia da Silva, avalia a atitude inovadora como um estímulo à satisfação profissional e uma bela oportunidade para melhor colaboração entre as equipes.
Além da redução de jornada, que começará com 18 minutos em novembro e seguirá com a diminuição de mais meia hora em 2023 - somando 48 minutos a menos por dia - a empresa também está implantando uma nova prática: que chama de desobrigatoriedade de “bater o ponto”.
Na prática, será instalado o chamado “ponto de exceção”, ou seja, o funcionário deverá registrar o ponto apenas quando houver situações diferentes, como atrasos, saída antecipada, horas extras ou falta.