As Empresas Randon dão mais uma demonstração prática de que a eletrificação é o futuro da mobilidade também no setor automotivo pesado. Depois de apresentar, ainda na Fenatran de 2019, o eixo elétrico, sistema que já está sendo comercializado e pode reduzir em até 25% o consumo de combustível, agora a companhia mostra, pela primeira vez, o protótipo de uma carreta com placas solares. Ela tem chamado a atenção nos corredores da principal feira de transporte do país, que vai até sexta-feira, na Expo São Paulo.
A Randon Solar é uma tecnologia patenteada de controle e gerenciamento de energia em semirreboques. No modelo exposto na Fenatran, há placas solares superiores na carreta frigorífico e na lateral dela. Cada superfície pode acumular até cinco quilowatts/hora.
A energia fica acumulada na bateria e pode ser usada no motor híbrido. A inovação permitirá economizar até 1,8 mil litros de diesel por ano.
A tecnologia Randon Solar é a grande novidade deste ano da Randon Implementos, mas cabe destacar que ainda é um produto-conceito. Isso significa que o modelo levado à Fenatran não está à venda. Ele ainda vai passar por mais etapas de testes antes de ser comercializado. Deve seguir o mesmo caminho da tecnologia e-Sys, que pela primeira vez está sendo comercializada na feira após quase três anos da apresentação na Fenatran.
Compósitos e nióbio
As autopeças também estão chamando atenção da Fenatran com os produtos de Smart Composites da Fras-le. No estande, a companhia investe em interatividade para demonstrar ao público os benefícios da solução. Peças convencionais, produzidas em aço, são expostas junto de componentes produzidos com materiais compósitos, para comparação de peso, design e resistência.
Como destaques do portfólio, estão o suporte de lanterna traseira e o suporte de para-lamas para linhas de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves. A companhia apresenta, ainda, as pastilhas de freio Copper Free (livres de cobre), em adequação a legislações do mercado internacional.
O grupo ainda mostra na feira uma linha nova de produtos da Castertech com uso do nióbio, que está sendo apresentada pela primeira vez.
Parceria de Randon e Gerdau
A parceria entre as Empresas Randon e a Gerdau já tem marca e CEO definidos. A nova companhia de serviço de locação de veículos pesados atende por Addiante. Ela será liderada pelo executivo Fábio Leite.
O líder escolhido tem mais de 20 anos de atuação no mercado de locação e logística. Ele é natural de São Paulo e tem 44 anos. A formalização da sociedade, de 50% de Randon e Gerdau, ocorreu na última semana, permitindo o início das atividades da empresa.