O chef de cozinha Carlos Bertolazzi foi um dos comentaristas da Avaliação Nacional de Vinhos deste ano. Conhecido também como apresentador de programas de TV, como o Fábrica de Casamentos, ele prevê morar e empreender, com um bar com vinhos, em Caxias do Sul em breve. A cidade é onde também reside sua namorada, a princesa da Festa da Uva, Bruna Mallmann.
Aproveitando a paixão de Bertolazzi pela uva e o vinho, pedimos a indicação de dois rótulos como de praxe, mas ele insistiu muito para citar três. Um deles, inclusive, já foi indicado neste quadro, que é o Luiz Argenta Cave Merlot, feito com uvas desidratadas. Bertolazzi diz que é fã do vinho italiano Amarone e este, da Serra, tem a passificação da uva que dá um leve dulçor equilibrado pelo álcool mais alto. Confira as duas dicas:
Benildo Perini Vintage Blend
“Não é só o vinho que tem que ser fantástico. A situação quando a gente prova ele também o torna mais especial. E eu tive a honra de tomar esse com a família Perini, sentado na frente do Benildo e seu chapéu. Harmoniza muito bem com codorna”.
Tipo: Vinho fino tinto seco
Origem: Serra Gaúcha
Vinícola: Casa Perini
Blend de safras/uvas:
2014 - 38% Cabernet Sauvignon
2018 - 13% Tannat, 3% Alicante Bouschet
2020 - 27% Cabernet Franc, 19% Merlot
Cabenert Franc Almaúnica
“O da safra 2020 ainda nem chegou ao mercado, mas a gente assinou uma barrica do vinho que eles estão engarrafando agora. É uma das minhas uvas favoritas. Antes ela estava mais presente em cortes e agora está ressurgindo como uma varietal”.
Tipo: Vinho fino tinto seco
Origem: Serra Gaúcha
Vinícola: Vinícola Almaúnica
Uva: 100% Cabernet Franc