Três candidatos da Serra disputarão a segunda edição do Concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, promovido pela ABS-RS. São eles: Emmanuel Vinicius Franco de Abreu, 35 anos, do Caitá Supermercados, Luis Gustavo da Silva Buske, 31, gerente do Braziolli Restaurante, de Canela, e Nasser Augustus Najar, 29, que foi sommelier da vinícola Pizzato, de Bento Gonçalves. A final com prova prática será na quinta-feira (22), das 14h às 17h, com transmissão pelo canal da ABS-RS no YouTube. O palco será um dos salões da Wine South America em Bento.
_ A seleção dos finalistas, que inicialmente tiveram de fazer uma rígida prova teórica, revela a diversidade dessa profissão, pois há um sommelier de um restaurante, outro que teve experiência em uma vinícola e um terceiro que trabalha em um supermercado que é um dos locais onde os consumidores adquirem vinhos frequentemente _ avalia Júlio César Kunz, presidente da ABS-RS.
Elencam a banca avaliadora os jurados Adeliano Cargnin (chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho), André Gasperin (presidente da Associação Brasileira de Enologia), Angélica Brandalise (gestora de projetos da cadeia de vitivinicultura do Sebrae RS), Babiana Mugnol (sommelière e jornalista do Grupo RBS), Daniel Panizzi (presidente da União Brasileira de Vitivinicultura), Deisi da Costa (a melhor sommelière do Rio Grande do Sul em 2021), Flávia Milanez Milaneze (CEO na Milanez & Milaneze S/A, promotora da Wine South America) e Marcos Antônio Ferronatto (presidente do SEGH Região Uva e Vinho).
O júri será presidido por Vinícius Santiago, diretor de degustação da ABS-RS. Ainda integrarão o grupo Andreia Gentilini Milan, Caroline Dani, Júlio César Kunz, Marcos Graciani, Maurício Roloff e Patrícia Binz, diretores da seccional gaúcha da entidade.