Após três rodadas de negociações, o Sindicomerciários e o Sindigêneros de Caxias fecharam a negociação salarial deste ano. Ficou decidido que a reposição será de 11,92%, o equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses. Além disso, a negociação deste ano terminou com a renovação por dois anos das cláusulas sociais, que incluem mais de 80 pontos, como auxílio-creche, quinquênios e triênios.
O pagamento será feito em parcela única retroativa a julho, que é a data-base da categoria. Com o reajuste nos salários para quem trabalha em mercados, o piso passará para R$ 1.657.
Volnei Basso, presidente do Sindigêneros, acrescenta que a negociação também regulamenta a abertura nos domingos e feriados.
Segundo Nilvo Riboldi Filho, presidente do Sindicomerciários Caxias, a negociação de mercados é uma linha guia para as demais categorias - o sindicato negocia salários de nove categorias: além dos supermercados, entram neste escopo as lojas, farmácias, funerárias, peças, siderúrgicos, atacados, atacados de álcool e bebidas e atacado de madeiras.
A negociação com o Sindilojas segue, mas ainda não há nova data de reunião agendada.