O 1º de junho marca a data-base para o reajuste salarial de uma das principais categorias de trabalhadores da região. A largada das negociações dos metalúrgicos neste ano começou ainda em março, mas foi nesta semana que o sindicato da categoria lançou o vídeo que coloca em evidência o índice de reajuste demandado. Uma imagem aérea mostra trabalhadores segurando cartazes e formando o percentual de 15%.
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) ainda não apresentou sua proposta. Está aguardando a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de base.
O medidor inflacionários costuma nortear as negociações. O último resultado, divulgado em abril, acumulava alta de 12,47%.
Para se ter uma ideia, no ano passado o reajuste dos metalúrgicos foi de 10% e o acumulado do INPC ficou em 9,22% no período. Foi uma negociação rápida se comparada a outros anos. O reajuste foi aplicado na folha de pagamento de julho.
Negociações do comércio começam neste mês
Outra categoria com grande número de trabalhadores na região e que começa a se movimentar é a do comércio, que tem a data-base em julho.
Nesta semana, o Sindilojas Caxias reúne lojistas para a sua reunião preparatória para a convenção coletiva de trabalho. Será na quinta-feira, às 8h15min, no Sindilojas Caxias, na Sala Inovação.
O Sindicomerciário disse que as negociações do sindicato vão iniciar em junho com o Sindilojas e o Sindigêneros. Cabe destacar que a entidade representa trabalhadores de 10 categorias.
Além de comerciários e de funcionários do ramo de mercados, entram, por exemplo, trabalhadores de farmácias, de concessionárias, de diversos atacados, do ramo de peças e do siderúrgico.