Se o final do ano passado já dava sinais de retomada do setor de ônibus no Brasil, os resultados da Marcopolo no primeiro trimestre corroboram um cenário mais animador a um dos setores mais atingidos pela pandemia. A fabricante caxiense de ônibus apresentou apenas números positivos entre os principais destaques do balanço detalhado nesta terça-feira (3). A receita líquida somou R$ 958,6 milhões, incremento de 14,9% ante ao mesmo período do ano passado. O maior movimento é resultado do aumento da produção total da companhia, que atingiu 3.084 unidades, 2,3% superior ao primeiro trimestre de 2021. O lucro líquido foi de R$ 98 milhões, com margem de 10,2%.
A retomada do mercado interno com o recuo da pandemia puxou o crescimento. Foram R$ 588,5 milhões provenientes do Brasil e R$ 370,2 milhões do mercado externo. A produção dos ônibus rodoviários se destaca no período, com a retomada do turismo. As vendas deste modelo representaram cerca de 35% dos volumes entregues no 1T22, contra 13% no 1T21. Entre os fatores que refletiram nesse resultado estão, também, o encarecimento dos combustíveis e a busca por viagens com conforto e menor custo.
Destaque também para micro-ônibus e modelos Volare que com 816 unidades entregues para o programa Caminho da Escola. Este ano, ainda serão entregues 2.685 unidades referentes à licitação realizada em 2021.
No exterior, destaque para a Argentina, que obteve acréscimo de 9,3% na receita líquida em uma comparação com o período correspondente do ano passado. Além deste país, o mercado de rodoviários voltados ao turismo também dá sinais de recuperação no Peru, Bolívia, Equador e Chile.