A empresa com sede em Vacaria, fundada na década de 1970 por Raul Randon, a RAR acaba de lançar o Calvados, seu primeiro destilado. O novo produto premium, com raiz francesa, segue a estratégia de diversificação de portfólio da marca de alimentos e bebidas focada em produtos de excelência. A primeira garrafa produzida pela marca foi um presente à Nilva Randon, viúva do fundador da empresa.
O destilado de maçã da RAR vem de uma seleção de frutas cultivadas em pomares próprios. O Calvados será apresentado em garrafa de 700ml, com graduação alcoólica de 40%. A produção é feita após a formação do mosto da fruta, que fica em processo de maturação por até seis semanas. Depois do processo de fermentação natural, o líquido passa por destilação, sendo maturado em barricas de carvalho por no mínimo cinco anos, originando assim, o Calvados. Segundo o CEO da empresa, Sérgio Barbosa, a iniciativa de investir no segmento de destilados segue as diretrizes de Raul Randon quanto à ousadia e inovação:
— Temos a matéria-prima e toda a tecnologia necessária, notamos que a demanda do consumidor por bebidas premium vem aumentando, então fomos em busca de aprimoramento e, depois de cinco anos, apresentamos ao mercado um destilado que certamente agradará os paladares mais exigentes — aposta Barbosa.
Falando em aproveitar matéria-prima, a RAR se posiciona como a terceira maior produtora e comercializadora de maçã do Brasil. E a nova bebida se une aos mais de 28 rótulos que a marca já atua. A empresa da Serra conta com uma linha de 28 vinhos e espumantes, sendo 15 de produção própria e 13 rótulos importados da Itália e Argentina em um co-branding com a Masi. A diversificação da marca fundada por Randon ainda inclui a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, com a marca Gran Formaggio, e uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, charcutaria italiana e espanhola, além de azeites de oliva chilenos. A RAR produz ainda creme de leite pasteurizado, manteiga, queijo parmesão e azeite de oliva e comercializa vinagre orgânico de maçã.
O valor médio do Calvados é de R$ 450 e o novo produto vai estar à venda no e-commerce da marca, na lojas físicas da Spaccio RAR e nos empórios e lojas especializadas. A previsão é de que o destilado de março esteja disponível ainda neste mês de maio, nas próximas semanas.