Assis Mauricio de Campos, 34 anos, ficou conhecido na Festa da Uva como o responsável pelo choripan que provocou filas de consumidores. Depois do sucesso do negócio criado para ser lançado no evento, a intenção do empreendedor é dar continuidade ao projeto, inclusive com plano de expansão do modelo para franquias em todo país.
Ex-funcionário da Marcopolo e dono de um armazém no bairro Esplanada, Campos sempre sonhou em entrar para o ramo da gastronomia, mas queria algo que não tivesse em Caxias do Sul. Inicialmente havia pensado em criar um restaurante de comida árabe, mas como seu outro sonho era que o lançamento do negócio fosse na Festa da Uva resolveu reformular a ideia inicial.
— Eu analisei que para a Festa da Uva eu precisava de algo rápido e diferente e foi aí que tive a ideia do choripan. Mas eu tinha um risco muito grande, por ser um produto novo e por ser minha primeira participação em um evento desse porte — revela o empreendedor.
A procura pelo produto foi tão grande que, além da esposa Patrícia Mewius, 33 anos, ele precisou contratar mais duas pessoas para auxiliar no serviço durante a Festa da Uva. Campos disse que ainda nem conseguiu contabilizar quantas unidades comercializou, mas estima ser mais de 1,5 mil pelo número de pães comprados.
— O choripan é como se fosse o nosso cachorro-quente na Argentina. É um pão, linguiça e o molho chimichurri. Mas eu 'abrasileirei' ele, e a minha criação vendeu mais do que o tradicional — conta.
Entres as "inovações" que mais tiveram apelo dos clientes estavam o creme de muçarella e a maionese com barbecue como molhos. Assim como o autor do choripan da Festa da Uva, muitas outras empresas da cidade surgiram a partir do evento. A ideia de Campos é abrir uma matriz em Caxias, mas aproveitar a vitrine da festa para levar o negócio para outras regiões do país.
— Já estou falando com alguns parceiros para levar um modelo de franquia para todo o Brasil. Teve gente de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina que provou e destacou que não tinha produto semelhantes nas suas cidades. A ideia é abrir o quanto antes para não perder esse bom momento da Festa da Uva — destaca o empreendedor.
Agora ele estuda pontos para abrir uma operação em Caxias além de outras definições de marca.