O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst, trouxe à superfície uma informação que circulava há meses nos bastidores dos projetos de construção de novos portos no Litoral Norte. Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra dessa quinta-feira (3), quando questionado se a guerra da Ucrânia com a Rússia poderia afetar os investimentos estrangeiros para os novos terminais marítimos, Bolão, como é conhecido, disse que os russos já tinham desistido de um dos projetos há cerca de seis meses.
Projetado na altura do balneário de Arroio Seco, o Porto Litoral Norte envolve uma área de 150 hectares. É uma iniciativa da Doha Investimentos e Participações. Segundo Anderson César Leobino, um dos sócios da empresa, apesar da saída dos investidores russos, os planos de construir a nova ligação portuária continuam.
— Não há ou houve interrupção no projeto, que é brasileiro com investimento internacional.
Ainda conforme Leobino, a Doha notificou os investidores devido à demora para efetivação dos valores e, após a saída dos russos, comunicou ao prefeito do ocorrido no ano passado, bem como governo do Estado.
— Todavia estamos contratados com investidores americanos, já com recurso alocado em fase de nacionalização. Hoje a Doha tem filial em Nova York, e já obtivemos a concessão também da ferrovia de Arroio do Sal a Mato Grosso, garantindo a solidez do Porto Litoral Norte S/A, nos volumes de carga — acrescentou o sócio da Doha.
Leobino informou que a empresa foi convidada pela Secretaria-Executiva do Ministério da Infraestrutura para participar de painel no evento Pro Trilhos 2022, no dia 15 de março, no São Paulo Expo. Está prevista a participação de seis concessionárias e 14 autorizatárias ferroviárias, dentre as quais a Doha. Essas empresas apresentarão projetos para o setor ferroviário, os desafios e resultados esperados.
O que diz o Mobi
Rodrigo Postiglione, presidente do Mobi Caxias, movimento que reúne mais de 50 entidades para projetar o futuro de Caxias e região, chegou a estar presente nas primeiras reuniões da Doha sobre o porto mas, em razão de divergências, acabou apoiando o Porto Meridional, no balneário de Rondinha Nova, que recentemente teve o termo de referência liberado pelo Ibama. Postiglione conta que a entidade já estava sabendo há algum tempo de que os russos estariam fora do projeto do Porto Litoral Norte, mas destaca que o fato não chegou a surpreender.
— Esses russos a gente nunca soube realmente quem eram. Acredito que podem ter saído pelo fato de ter dois projetos em Arroio do Sal e o deles ser menor, ter menos apoio e o andamento de licenças estar menos avançado — comenta o presidente do Mobi.