O troféu O Mercador 2022, que vai ser entregue pelo Sindigêneros e Sindilojas Caxias aos empresários do comércio Idalice Manchini, Flávio Guido Cassina e Jorge Salvador, inaugura uma nova versão da tradicional obra esculpida pelo artista plástico Bruno Segalla e já entregue a mais de 90 personalidades desde 1978.
Ele deixa de ser em bronze e passa a ser impresso em 3D (foto ao lado). As entidades justificam que a mudança é motivada pela sustentabilidade e inovação. Concebido com a curadoria da publicitária Alessandra Pinto, da Fattore Group Soluções Criativas (3D Impressos), o novo troféu sinaliza o respeito e o cuidado com o meio ambiente, porque a peça é impressa inteira em uma técnica mais limpa e sustentável, se comparada às anteriores, que necessitavam de uso de molde, o que evita desperdício de material.
Para manter a característica da obra, um troféu orgânico com formas arredondadas, foi preciso desenvolver uma escultura digital em três dimensões por meio de um escaneamento do objeto em alta resolução. Essa imagem passou por um tratamento que possibilita a impressão, inicialmente, oca, pesando em torno de 150 a 180 gramas.
Depois de 40 horas de impressão, o troféu ganhou preenchimento interno de gesso reciclado. Para obter o efeito bronze, a peça, impressa em 3D com um filamento plástico, recebe uma camada de primer automotivo, tinta preta fosca em uma técnica que aproxima a peça da cor original, feita com pintura manual.
A matéria-prima do troféu é o Poli (Ácido Lático) e o PLA, um poliéster termoplástico feito com ácido lático, a partir de fontes renováveis como milho, mandioca e beterraba. Por isso, é biodegradável, compostável e reciclável, além de não possuir nenhum tipo de resíduo tóxico.
O troféu O Mercador vai ser entregue no dia 1º de abril, na cerimônia de posse das diretorias do Sindigêneros e Sindilojas.