Departamentos jurídicos de entidades e de empresas de Caxias do Sul têm sido demandados sobre o entendimento em relação ao decreto da prefeitura que tornou o uso de máscara facultativo e outras normas vigentes.
No caso das indústrias, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos entende que deve ser seguida a portaria federal que prevê o uso de máscara. Já o Sindicato das Indústrias, o Simecs enviou um comunicado em que orienta o uso de máscara em situações específicas, como ambulatório das empresas, refeitórios, transporte coletivo e para quem tem sintomas gripais.
No comércio, o Sindilojas Caxias recomenda o uso facultativo de máscara para comerciários e consumidores. Em nota, afirma que cada estabelecimento pode criar regramentos internos para seus funcionários e público em geral.
Já o Sindicomerciários, que representa os trabalhadores do varejo caxiense, orienta que os profissionais continuem a usar máscara em lugares fechados e mantenham todos os cuidados de proteção, visto que o cenário ainda é incerto e estão surgindo novas variações do vírus e se agravando em alguns países.