Depois de transformar os eventos paroquiais em drive-thru para manter uma tradição regional viva mesmo com as restrições para eventos com grande público, os almoços coloniais voltam a ser presenciais e movimentar a economia. Mas não voltam da mesma forma que antes.
Um exemplo disso é a Festa do Padroeiro de São Romédio que ocorre neste domingo (20) em Caxias do Sul. O evento para celebrar 146 anos da fundação desta comunidade baseada às margens da BR-116 no bairro Panazzolo deverá reunir 430 pessoas. É cerca da metade do que as festas da localidade costumavam receber antes da pandemia, segundo uma das organizadoras, Idalvina Maria Dalfovo, 81 anos.
A moradora desta região da cidade ajuda nos eventos paroquiais desde os nove anos. Ela conta que os preparativos começaram ainda ao longo da semana, como os recheios para o pien, enrolado feito de carne, e o macarrão.
Além dos voluntários da comunidade, Idalvina conta que um evento deste porte movimenta a economia local, não só na compra dos insumos para servir, mas porque também são contratadas pessoas para auxiliar na cozinha, serviço das mesas, seguranças, entre outras funções que os voluntários não dão conta, muitos até por conta da idade.
O almoço de São Romédio custa R$ 60, mas já não há ingressos disponíveis.