Normalmente o primeiro dia de feiras, ainda mais pela manhã, costuma ser de baixo movimento. Não foi o que aconteceu com a Fimma e Movelsul nesta segunda-feira (14). Até os presidentes das entidades promotoras tiveram dificuldades para chegar no horário projetado em função do trânsito de acesso a Fundaparque. A rede hoteleira de Bento Gonçalves e região há tempos não ficava tão cheia por conta de uma feira.
O movimento pode ser em função de ser uma edição inédita, por agregar duas feiras do setor moveleiro em um mesmo período, ou mesmo pela retomada dos eventos após dois anos de pandemia, mas a grande expectativa é de que esse fluxo seja pelo aquecimentos das negociações e sirva de termômetro de um bom ano para o segmento.
É que os primeiros meses do ano estão deixando a desejar, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Vinicius Benini, e presidente da Movelsul. Após 2021 apresentar um crescimento expressivo em um dos polos moveleiros mais importantes do país, com crescimento de mais de 50% em relação a 2020, o novo ano começou com sinal de alerta.
— No final de 2021, deu uma freada, tanto no mercado interno como das exportações. Esse é outro motivo de boas expectativas com as feiras, para que sejam um pontapé inicial, já que 2022 ainda não mostrou a que veio — destacou Benini.
O presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Rogério Francio, acrescenta que mesmo que o primeiro trimestre demonstre muita cautela do setor, a aposta é de que Fimma e Movelsul sejam propulsores para negócios e também para que as empresas fiquem fortes e preparadas para o ano que começa desafiador.
O desempenho do setor varia por segmentos
Segundo o presidente da Movergs, as expectativas para 2022 apontam crescimento de mais de 6%.
— Mas eu sou corajoso e acreditamos que beiramos 10% em determinados momentos ao longo do ano — projeta Francio.
Segundo o presidente da Movergs, o desempenho do setor varia de acordo com segmentos específicos. Há os que ficaram estagnados e os que tiveram queda, mas nenhum apresentou crescimento neste ano.
Os móveis planejados apresentam os melhores números de comercialização na comparação com os prontos e o mercado convencional.
Hotéis lotados
A Fimma e Movelsul movimentam a rede hoteleira e gastronômica da região. De acordo com a diretora-executiva do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, a ocupação em Bento Gonçalves e cidades do entorno, como Farroupilha, já ultrapassa 90%. O movimento também respinga em Caxias do Sul que tem taxas entre 75% e 80% nesta semana.
Credenciamento
Quem deseja visitar a edição conjunta da Fimma e Movelsul 2022 pode se credenciar gratuitamente. Basta acessar o site de qualquer uma das feiras (fimma.com.br ou movelsul.com.br) e preencher os dados solicitados. É necessário apenas imprimir a credencial e apresentá-la nos dias do evento. Com o mesmo cadastro, é possível acessar as duas feiras.
Serviço
:: O quê: Fimma e Movelsul Brasil
:: Quando: 14 a 17 de março de 2022
:: Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
:: Visitação: Fimma, das 10h às 19h | Movelsul, das 12h às 19h
:: Disposição dos estandes: Movelsul ficará nos Pavilhões A, B, C e D | Fimma ficará nos Pavilhões E, F e G
:: Cadastro: Fimma| Movelsul