Dois eventos similares, com apoio mútuo, reunindo no mesmo lugar oportunidades de negócios para toda a cadeia moveleira. Esse é o propósito da edição conjunta das feiras Fimma e Movelsul, que começa na segunda-feira (14) e segue até o dia 17 de março em Bento Gonçalves. Juntos pela primeira vez, os dois eventos vão reunir no Parque de Eventos do município toda a cadeia produtiva do setor moveleiro e da madeira, desde máquinas, tecnologia, design, serviços, insumos, acessórios e ferramentas – chegando ao fabricante de móveis e também para o varejo nacional e internacional. Estão confirmadas a presença de 500 marcas como expositoras em um espaço de 58 mil metros quadrados.
A decisão de realizar as duas feiras de modo integrado é tratada pelos organizadores como pontual diante do momento de excepcionalidade em razão da pandemia. As duas programações ocorrem simultaneamente no mesmo parque, mas em espaços diferentes, onde o visitante será situado por meio de identificação visual em qual feira está localizado.
No Parque de Eventos, cerca de 500 expositores devem apresentar suas novidades, produtos e serviços. A Fimma trará marcas de máquinas, insumos e acessórios. A Movelsul, por sua vez, contará com presença de marcas de mobiliário, design e decoração. Participam das feiras profissionais da indústria de móveis; fornecedores de máquinas, acessórios, ferramentas e matérias-primas; arquitetos; designers; varejistas e compradores estrangeiros.
Tradicionalmente, os dois eventos são realizados em anos intercalados. A Fimma nos anos ímpares, sendo voltada à exposição de máquinas, matérias-primas e acessórios. A previsão era ter realizado o evento em abril do ano passado, mas os planos foram adiados pelas incertezas no ambiente de negócios provocado pela incerteza em relação à pandemia. Já a Movelsul ocorre nos anos pares, com expositores de mobiliário e decoração e não pôde ser realizada em março de 2020 em virtude do agravamento da covid-19 no planeta.
De acordo com o presidente da Movelsul 2022 e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Vinicius Benini, esse será o primeiro grande encontro do setor desde o início da pandemia, simbolizando a retomada de bons negócios, networking e iniciativas de inovação — palavras-chave para eventos de negócios.
A expectativa é movimentar a economia: somente em exportações, o volume de móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves com aumentou 57,9% em 2021, chegando a US$ 1 bilhão, o maior desempenho dos últimos anos. A tendência é que esta crescente se mantenha em 2022, impulsionado também pelos negócios firmados nas duas feiras.
Para isso, as feiras terão Rodadas de Negócios Internacionais com compradores de 18 países-alvo para o setor moveleiro, como África do Sul, Espanha, França, Honduras, México, Panamá, entre outros. Também haverá o Lounge Internacional, uma sala VIP que servirá como ponto de apoio aos expositores que buscam sua internacionalização.
— Entendo que unir as duas feiras foi uma decisão muito acertada porque permite unir o setor de ponta a ponta. São duas grandes marcas do setor moveleiro e que, juntas, vão marcar a retomada dos eventos voltados a esse segmento. Vamos avaliar após o término dessa edição se vamos seguir com esse formato nos próximos anos. Particularmente, eu acho que a tendência será essa, mas é preciso avaliar com números e opiniões de todos os envolvidos — afirma Benini.
As duas feiras vão seguir os protocolos estabelecidos pelo governo do Estado para evitar o contágio pelo coronavírus, incluindo uso de máscaras durante o passeio. Em Bento, 77,5% da população já está com o esquema vacinal completo. Caso não chegue a 90%, o passaporte vacinal poderá ser exigido para os eventos.
Arena de boas ideias e atividades virtuais
Além da oportunidade de novos negócios, o evento contará com uma programação disposta a enriquecer o conhecimento dos visitantes. Uma dessas propostas é a Fimma Summit, que contará com 30 palestras gratuitas apresentadas por instituições e empresas que são referência para o empreendedorismo — além de pitchs com startups. O espaço é chamado de "arena de boas ideias" pelos organizadores.
— Indústria 4.0, Metaverso, energia renovável, armazenagem e inteligência artificial são alguns dos assuntos que o público vai poder se inspirar. Esses encontros vão mostrar que a inovação pode beneficiar toda a estrutura das empresas, desde a cultura organizacional e processos internos até a comunicação e o posicionamento no mercado — afirma o diretor de Inovação da Fimma, Giovanni Cechin Rodrigues.
Os cases serão exibidos presencialmente no espaço Ecossistema de Inovação (localizado no Pavilhão E), com parte da programação transmitida ao vivo pela plataforma Hub Moveleiro — permitindo, incluisve, interação de forma híbrida. Esse site é uma plataforma online desenvolvida com o intuito de aproximar expositores e visitantes durante e após as feiras presenciais. Já em funcionamento, a página na internet oferece conteúdos e lives exclusivas sobre diferentes temas relevantes ao público de arquitetos, designers, decoradores e lojistas.
Outra ação paralela é a mostra do Prêmio Salão Design, que ocorrerá em dose dupla, apresentando os projetos vencedores de 2022 e 2020 — naquele ano a mostra não ocorreu por causa do adiamento da feira. Essa é a principal premiação brasileira para design de mobiliários. O espaço contará também com dois ambientes assinados pelos designers Paulo Biacchi e Mila Rodrigues.
Programação para segunda-feira (14)
:: 13h – Abertura
:: 13h40min - Pitch | Startups (Sebrae)
:: 15h – Minipalestra | Metaverso: o que é e como fazer parte dele agora (Sebrae + DB)
:: 15h45min – Minipalestra | Erros e acertos em oito anos e 120 startups aceleradas (WOW)
:: 16h20min – Minipalestra | Indústria 4.0 e os impactos na formação profissional: perspectiva atual e futura (IST Senai Madeira e Mobiliario)
:: 16h55min – Minipalestra | Experiência Imersiva e Metaverso (Uniftec)
:: 17h30min – Minipalestra | Oportunidades e Tendências de Geração de Energia Renovável no Setor Moveleiro (UCS)
:: 18h05min – Minipalestra | Inovação Colaborativa que transforma (Hélice)
:: 18h45min – Pitch | Conexo Challenge: chamada aberta de desafios para startups (Conexo)
Sobre o setor
- Rio Grande do Sul possui 2,8 mil indústrias moveleiras, que geram 35 mil empregos diretos
- O estado também é o segundo maior exportador de móveis do Brasil
- O polo moveleiro de Bento Gonçalves, que engloba também os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, conta com aproximadamente 300 indústrias dedicadas ao setor
- Atualmente, o polo moveleiro de Bento responde por 27,2% do faturamento do estado
- Somente em exportações, o volume de móveis produzidos na região aumentou 57,9% em 2021, impulsionado pela pandemia onde as pessoas permaneceram mais tempo em casa e decidiram investir no próprio lar.
Fonte: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves
Sobre os eventos
:: A Movelsul Brasil é considerada a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais. Foram 21 edições realizadas desde 1977. Em sua última edição, em 2018, atraiu 30.284 visitantes de 33 países. Os visitantes da Movelsul encontrarão nesta edição expositores de mais de 10 segmentos. Entre eles estão: escritório, cozinha e copa, dormitório, banho, móveis para jardim, sala de jantar e estar, estofados, colchões, entre outros.
:: A Fimma, chamada de Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis, foi criada em 1993 e conta com 14 edições realizadas até o momento. É uma das maiores feiras do segmento no mundo e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do setor através da apresentação de tecnologias, insumos e equipamentos de ponta que se transformarão em oportunidades de negócios. Na última edição, em 2019, recebeu 23.657 visitantes de 30 países.
Credenciamento
Quem deseja visitar a edição conjunta da Fimma e Movelsul 2022 pode se credenciar gratuitamente. Basta acessar o site de qualquer uma das feiras (fimma.com.br ou movelsul.com.br) e preencher os dados solicitados. É necessário apenas imprimir a credencial e apresentá-la nos dias do evento. Com o mesmo cadastro, é possível acessar as duas feiras.
Serviço
:: O quê: Fimma e Movelsul Brasil
:: Quando: 14 a 17 de março de 2022
:: Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
:: Visitação: Fimma, das 10h às 19h | Movelsul, das 12h às 19h
:: Disposição dos estandes: Movelsul ficará nos Pavilhões A, B, C e D | Fimma ficará nos Pavilhões E, F e G
:: Cadastro: fimma.com.br | movelsul.com.br