Com mais de 500 marcas congregadas em 58 mil metros quadrados de área expositora, a edição conjunta da Fimma e da Movelsul movimentará o setor de madeira e móveis de 14 a 17 de março. O Parque de Eventos de Bento Gonçalves vai receber profissionais de diferentes áreas ligadas a esse segmento e de nacionalidades diversas.
Esta é a primeira vez que os eventos ocorrem de forma conjunta e com 100% dos espaços disponibilizados preenchidos — inclusive, houve lista de espera para o caso de haver liberação de estandes. Conforme o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Rogério Francio, a expectativa é de aumento de 15% nominalmente no volume de negócios em relação às últimas edições das feiras — na Movelsul 2018, foram mais de US$ 300 milhões e na Fimma 2019, US$ 290 milhões.
— Nós estamos com uma expectativa das mais otimistas possíveis, até porque pela primeira vez toda a cadeia de madeira e móveis vai estar se encontrando nesses quatro dias, para participar de uma feira que estamos nominando como a Feira das Feiras do setor moveleiro. Então, isso é muito bacana, porque nós temos a presença de profissionais das mais diversas áreas que vão se encontrar em um evento, obviamente, de grande porte e temos certeza que os negócios serão muito bons tanto no mercado nacional quanto internacional.
Além dos brasileiros, são esperados visitantes de outros 20 países da América, Europa e África. O presidente da Movelsul, Vinicius Benini, destaca que os móveis produzidos no Brasil têm ganhado força no mercado internacional.
— Critérios como qualidade, funcionalidade e bom design andam juntos nessa conquista, por isso, entendemos que é necessário aproximar indústria, designers e arquitetos — explica o presidente da Movelsul 2022, Vinicius Benini.
Participam das feiras profissionais da indústria de móveis; fornecedores de máquinas, acessórios, ferramentas e matérias-primas; arquitetos; designers; varejistas e compradores estrangeiros. Embora conjuntas, as feiras estarão separadas dentro do Parque de Eventos.
— Temos certeza que é um modelo diferenciado, mas é um modelo moderno, mostrando inovação, mostrando o envolvimento de toda a cadeia produtiva moveleira. Eu não tenho como te assegurar que esse modelo seja permanente para o futuro, mas tenho certeza em dizer que ele vai ser revolucionário. Obviamente, vamos estar acompanhando todos os dias os resultados para ver se passa a ser uma característica dominante de fazer os eventos simultâneos — comenta Francio.
As feiras vão seguir os protocolos estabelecidos para evitar o contágio pelo coronavírus. Em Bento, 77,5% da população já está com o esquema vacinal completo. Caso não chegue a 90%, o passaporte vacinal poderá ser exigido para os eventos. O dado é o mais recente no painel de acompanhamento da imunização contra a covid-19 disponibilizado pelo governo do Estado.
Fimma Summit
As feiras prometem neste ano dar atenção especial à inovação. Uma das ações neste sentido é o Fimma Summit, que terá cerca de 30 encontros apresentados por 14 parceiros.
— O objetivo do Fimma Summit será mostrar aos profissionais da cadeia moveleira que, muitas vezes, bastam pequenas mudanças para inovar processos internos, relacionamento com parceiros e posicionamento no mercado. Esse cuidado faz toda a diferença — detalha o presidente da Fimma 2022, Euclides Rizzi.
Parte da programação será transmitida ao vivo pela plataforma Hub Moveleiro. Durante e após o evento, esse canal permitirá o contato entre profissionais (visitantes presenciais ou não) com as marcas expositoras.
Prêmio Salão Design
A Movelsul terá a tradicional mostra do Prêmio Salão Design, que reunirá os produtos vencedores nas edições de 2020 e 2022. São, no total, 23 peças assinadas por profissionais e estudantes. Outra novidade serão os dois ambientes assinados pelos designers Paulo Biacchi e Mila Rodrigues. Os visitantes poderão tirar fotos para salvar as referências e compartilhar nas redes.
Boa expectativa para 2022
De acordo com o presidente da Movergs, Rogério Francio, a expectativa neste ano é de crescimento de 6% do setor moveleiro sobre 2021. Apesar da projeção otimista, ele reconhece que 2022 se iniciou em um ritmo menos acelerado.
— Começou de uma forma um pouco mais lenta, mas estamos falando de um mês e meio de realidade. É prematuro tomarmos qualquer posicionamento sobre se vai ser um ano maravilhoso ou mediano ou ruim — pontua, ao lembrar que as eleições também serão um fator a influenciar na economia do país.
Ao longo do ano passado, o segmento sofreu com a falta de matérias-primas, mas agora a projeção é de que a cadeia seja abastecida regularmente no máximo até o início do segundo semestre.
Credenciamento
Quem quiser visitar a edição conjunta da Fimma e Movelsul 2022 já pode se credenciar. Basta acessar o site de qualquer uma das feiras (fimma.com.br ou movelsul.com.br) e preencher os dados solicitados. O credenciamento é gratuito. É necessário apenas imprimir a credencial e apresentá-la nos dias do evento. Com o mesmo cadastro, é possível acessar as duas feiras.
Serviço
O quê: Fimma e Movelsul Brasil
Quando: 14 a 17 de março de 2022
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Visitação: Fimma, das 10h às 19h | Movelsul, das 12h às 19h
Disposição dos estandes: Movelsul ficará nos Pavilhões A, B, C e D | Fimma ficará nos Pavilhões E, F e G
Cadastro: fimma.com.br | movelsul.com.br