Com a inauguração recente de sua nova unidade fabril em Flores da Cunha, a Aluxa aumenta a produção mensal em mais de 60% e deve dobrar o quadro de empregos. A empresa, especializada em perfis de alumínio, está atuando em um novo complexo fabril com 6 mil metros quadrados de área construída, o que é praticamente o dobro do espaço anterior. Com isso, a capacidade de produção mensal de perfis de alumínio passou de 80 para 130 toneladas.
O plano de crescimento prevê a instalação de uma nova linha para extrusão de alumínio, um processo mecânico para a confecção de perfis. Isso deve ocorrer em dois anos. Sozinha, a estrutura terá capacidade de produzir 300 toneladas ao mês.
O movimento de expansão está alinhado às demandas de mercado pelo aumento do portfólio da empresa, que já dobrou sua oferta de produtos nos últimos dois anos.
Atualmente, a empresa fornece perfis de alumínio em âmbito nacional para a indústria moveleira e automotiva. Com o novo alcance produtivo, o plano é ingressar no ramo da construção civil. Já está em desenvolvimento uma linha de produtos específica para este segmento.
— A demanda do mercado nacional por soluções em perfis de alumínio e o cenário de retomada econômica favorecem a expansão — salienta Fabio Massochini, diretor-executivo da fabricante.
Massochini também adianta que a expansão resultará na geração de novos postos de trabalho.
— A mudança para a nova planta fabril já gerou 20 novos empregos, o que representou um aumento de 50% da equipe. Nossa previsão é dobrar esse quadro nos próximos dois anos — complementa.
A nova unidade fabril também diminuirá o impacto ambiental da atividade, com reaproveitamento de 100% do alumínio. Além da prensagem da própria sucata, a Aluxa adquire o material de empresas da região e recolhe o material de seus clientes, que é prensado e passa pelo processo chamado de refusão. O material se transforma no chamado tarugo, virando matéria-prima para novos perfis.
Há 12 anos no mercado, a Aluxa foi adquirida, em 2019, pelo grupo Italiano The Placemakers, gigante do ramo de mobiliário urbano. A fábrica em Flores da Cunha fica na RS 122.