A Marcopolo Rail, divisão de negócios da Marcopolo destinada à fabricação de produtos metroferroviários, e a Giordani Turismo, iniciam nesta semana uma parceria que vem sendo alinhada há cerca de dois anos.
É que os trilhos da Maria Fumaça, em Bento Gonçalves, vão virar campo de provas para os testes em campo do Prosper VLT (veículo teve sobre trilhos) produzido pela Marcopolo. Os testes serão realizados no mesmo trajeto do tradicional passeio, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.
A chegada do VLT à estação de Bento está prevista para ocorrer nesta quinta-feira. A partir desta data, até meados de outubro, a fabricante será a responsável pelos testes do veículo que serão realizados das 22h às 6h.
— Os testes fazem parte das últimas etapas de homologação do VLT e visam a assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados, instalados, testados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais — comenta Petras Amaral, business head da Marcopolo Rail.
O VLT não substituirá o passeio com a locomotiva histórica. As viagens seguirão ocorrendo normalmente, pela manhã e tarde durante o período de testes. O Prosper VLT será utilizado pela Giordani Turismo em um novo roteiro turístico na região Sul do Brasil, ainda sem data prevista para operação, segundo Andréia Zucchi, diretora-executiva da Giordani Turismo e.
O primeiro VLT da Marcopolo foi anunciado ao mercado em dezembro de 2020. O modelo é o que será usado pela Giordani.