Duas empreendedoras de Bento Gonçalves deram a largada nas obras de um novo atrativo turístico no Vale dos Vinhedos, na Serra. A sommelière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande, idealizadoras e sócias da Amitié, vão investir cerca de R$ 3 milhões em um empreendimento que terá espaço de produção, visitação, loja e wine bar.
A marca, inaugurada em 2018, começou com a produção 10 mil garrafas no primeiro ano e hoje atinge a marca de 300 mil. A empresa começou com um espumante e hoje já tem 15 rótulos, sendo que cinco foram lançados neste inverno. Para o novo projeto, as sócias decidiram chamar outra integrante de um grupo de mulheres empreendedoras e apaixonadas por vinho, a arquiteta Vanja Hertcert.
A área no Vale dos Vinhedos, com dois mil metros, fica na Avenida Champenoise, em Garibaldi, e foi comprada no ano passado por Andreia e Juciane. Neste primeiro momento, a área construída chegará a mil metros quadrados.
Além dos espaços para recepção do público, a Amitié utilizará o local para a finalização de produtos, maturação de espumantes e vinhos, além de microvinificações. Atualmente, a produção da marca é feita em três vinícolas parceiras.
— Nossa expectativa ao nos instalarmos no Vale dos Vinhedos é explorar todo esse potencial turístico e enológico que a região tem. Vai ser muito bom para ampliar a visibilidade da nossa marca, porque só neste ano foram 480 mil visitantes. A intenção é que seja um espaço de conexão com a nossa marca — aponta Andreia.
As obras começaram há cerca de 15 dias e a previsão é que durem 10 meses. A expectativa de inauguração, portanto, é para o começo do segundo semestre de 2022.