A Saccaro, uma das empresas do ramo moveleiro mais antigas da Serra, aproveitou as comemorações dos 75 anos de fundação para anunciar os novos rumos no comando da empresa. Ivo Saccaro, filho do fundador da marca caxiense, anunciou, em coletiva na manhã desta terça-feira (10), que deixará a linha de frente da fabricante de móveis. Após mais de 40 anos no comando, ele vai passar a integrar o Conselho de Administração juntamente com os outros três irmãos, que já vinham fazendo este movimento de afastamento para inaugurar uma nova fase em que uma profissional de fora da família assumirá as operações.
— Decidimos, há cerca de cinco anos, iniciar um processo de profissionalizar a empresa familiar em que nós, proprietários e gestores, passaríamos a nos distanciar. Ano que vem, eu completo 65 anos e foi a data que combinamos que vou me distanciar da empresa — contou Ivo Saccaro.
A nova diretora-executiva será uma mulher, com formação na área de Psicologia e que já atuava como gerente executiva na Saccaro: Leticia Balen, 41 anos.
— Não existe história de empresa, existem histórias de vida que se entrelaçam. Nosso móvel conta histórias. Meu foco será em pessoas, em encantar — adiantou a executiva.
A Saccaro foi fundada em 1946 por Albino Saccaro, que morreu no ano passado, aos 92 anos. Aos 16 anos, ele começou a produzir os primeiros cestos de vime. Depois, veio a era do garrafão, quando os filhos já estavam entrando na operação. Quando surgiu o plástico e os garrafões deixaram de empalhados, a empresa deu foco exclusivo aos móveis de vime. A história da indústria, que busca manter em suas coleções o DNA artesanal, também teve um grande marco a partir do investimento em móveis de design e estabelecimento de franquias. Hoje, a empresa está presente nas cinco regiões do Brasil, somando 40 pontos de comercialização, sendo 16 lojas e 24 galerias, além de 16 países.