Com municípios da Serra prevendo vacinar o público de 18 anos contra a covid-19 até o fim desta semana, iniciativas do comércio que ressaltam a importância da imunização ganham força. Na Serra, a maioria dos estabelecimentos oferece descontos como forma de incentivar a vinda do público imunizado, mas há também outras iniciativas, como brindes.
Em Caxias do Sul, a coluna encontrou a maioria dos estabelecimentos direcionando ações para quem já tem esquema completo. É o caso da Innamorato Caffè, no bairro Rio Branco, que está oferecendo 20% de desconto nas taças sem sorvete para quem já fez a segunda dose.
Diogo Amaral, sócio-proprietário da Innamorato, destaca que a ideia surgiu há cerca de um mês, na época em que também estava fazendo a primeira dose, e a promoção não tem prazo para terminar.
— Nós sempre promovemos descontos durante a semana e percebemos que poucas empresas locais estavam fazendo promoções valorizando a vacina. Nós fomos muito impactados pela pandemia, perdemos muito movimento, e o desconto também é uma forma de incentivar a retomada. Como nosso público é bastante jovem, a promoção é de segunda dose também para incentivar que completem o esquema vacinal — aponta o empresário.
A loja da Usaflex de Caxias do Sul, na Rua Visconde de Pelotas, também postou nas redes sociais que está oferecendo 15% de desconto para quem se vacinou de forma completa, ou seja, tomou as duas doses ou completou o esquema com dose única.
Em Bento Gonçalves, o La Madre Bar e Restaurante, está com 15% de desconto para vacinados, de segunda a quinta-feira, apresentando o cartão de vacinação. A promoção começou no dia 9 de agosto e vai até o dia 31. Segundo o proprietário, Lucas de Freitas, a ideia é seguir com ações de incentivo à vacinação em setembro, mas com outro foco, como brindes.
— Queremos que todos se vacinem para que a gente possa ter a retomada do comércio. Além de todos com saúde, queremos que venham aqui e saiam de barriga cheia — destaca Lucas.
O que entidades dizem sobre o tema
As ações de descontos promovidas para vacinados na Serra partem dos próprios empreendimentos, diferentemente de Passo Fundo, onde entidades lideraram uma campanha neste sentido, por exemplo. A coluna buscou posições de entidades locais sobre o tema. Confira:
Sindilojas Caxias
O Sindilojas não tem conhecimento sobre ações neste sentido. Entendemos que a vacinação é o caminho mais seguro para uma retomada econômica real, especialmente, porque ainda há setores que precisam de um impulso para se reerguer. É preciso estimular as vendas tendo como diretriz a livre iniciativa. Quando se oferece desconto ou condição diferenciada, trata-se de uma ação que limita e segrega o cliente em um contexto que pede democratização do acesso a produtos e serviços. É preciso evitar limitação, especialmente, diante de todas as restrições já enfrentadas com a pandemia. As normas devem ser cumpridas por todos, mas o comerciante precisa de clientes para ter faturamento.
CDL Caxias
A CDL disse que esse tema dos descontos não foi tratado pela entidade e, por isso, preferiu não se posicionar.
Segh Uva e Vinho
O Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh) afirmou que, até o momento, não teve demanda neste sentido e que, caso chegue, a entidade vai reunir os associados para definir posicionamento.