A edição 2021 dos Passeios Comemorativos do Trem dos Vales, trajeto na Ferrovia do Trigo entre Guaporé e Muçum, será a maior de todas as promovidas desde 2018. Para se ter uma ideia do crescimento do atrativo turístico marcado por grandes túneis e viadutos, foram oito os primeiros passeios com público de cinco mil pessoas. Desta vez, serão 52 viagens, entre ida e volta, e expectativa de 25 mil passageiros em três meses de programação. Esta movimentação servirá de projeto piloto para os planos da organização de tornar o projeto uma atração regular do calendário a partir do ano que vem.
De acordo com o secretário de Governo e Turismo de Guaporé, Odacir Toldi, a consolidação do passeio, prevista a partir de 2022, vai agregar ainda mais ao turismo dos municípios envolvidos: Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Muçum, Roca Sales, Vespasiano Corrêa, além de Guaporé.
— As agências vendem pacote com o passeio, incluindo city tour, refeições, visitas em vinícolas e outros empreendimentos nos sete municípios integrantes — aponta Toldi.
No ano passado, mesmo com pandemia, foram realizadas viagens com 50% da capacidade. Na edição deste ano, os protocolos de quantidade de público não foram definidos, porque vão depender de como estará a situação no período em que serão realizados os passeios entre novembro e janeiro. Mas, o secretário de Turismo destaca que a expectativa de aumento de público é mantida pois será possível ampliar o número de vagões para manter o distanciamento.
Os demais protocolos serão seguidos, como no ano passado, em que o embarque já foi controlado, as pessoas foram distribuídas dentro de espaços alternados e produtos alimentícios deixaram de ser comercializados dentro dos vagões.
— Nosso passeio é da janela para fora. São 21 viadutos, 17 túneis. As pessoas não se colocam nos corredores — destaca Toldi.
O trajeto entre Muçum e Guaporé tem 46 quilômetros e duração de duas horas e meia. Passa pelo V-13, um dos maiores da América do Sul, com 143 metros de altura e 509 metros de extensão, em Vespasiano Corrêa. Também tem no trajeto os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. As partidas saem de Guaporé e depois retornam de Muçum. Os ingressos para a mais nova temporada do Trem dos Vales variam entre R$ 95 e R$ 135 e já estão à venda pelas agências de turismo cadastradas no site www.tremdosvales.com.br.
Programe-se
Datas dos passeios:
6, 7, 13, 14, 15, 19, 20, 21, 27, 28 de novembro 2021
4, 5, 11, 12, 17, 18, 19, 22, 26, 28, 29, 30 de dezembro 2021
2, 7, 8, 9 de janeiro de 2022