Foram instaladas 54 placas fotovoltaicas em toda a extensão da sede da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS (Microempa) no bairro De Lazzer, em Caxias do Sul. Além da preocupação com o meio ambiente por meio de uma fonte alternativa de energia e do impacto na conta mensal, a entidade diz que fez o investimento de R$ 74 mil para incentivar ações sustentáveis entre os associados por meio de bons exemplos.
A mudança da matriz energética da entidade foi realizada entre abril e junho e prevê uma geração de energia média de 18,63 quilowatt pico por mês, o suficiente para atender a 100% da demanda energética média da entidade.
O investimento foi viabilizado por meio da consultoria da Sicredi Pioneira RS, parceira institucional da entidade, um serviço que também está disponível aos associados. A economia anual pode chegar a R$ 22 mil após o período de liquidação do financiamento. A empresa que fez as instalações foi a Renove Energia Solar.
Mudanças em acessibilidade
A Microempa também passa por atualizações na sua estrutura para melhorar a acessibilidade de seus associados. Entre as reformas previstas estão a instalação de um novo elevador, rampa de acesso, nova sinalização visual em todos os espaços da entidade e a construção de um novo estacionamento para os associados que também irá ampliar as vagas específicas para acessibilidade. As alterações devem ser entregues em 60 dias.