A última semana ofereceu ótimas condições climáticas para as culturas de bergamota e laranja na região de Caxias do Sul. De acordo com a Emater, o frio intenso de maio, a alta insolação e a chuva em alto volume beneficiaram os pomares, tanto em relação à sanidade das plantas quanto em relação à qualidade das frutas que ganham intensidade de cor e sabor. A Serra responde, tradicionalmente, por cerca de 80% das laranjas de mesa produzidas em solo gaúcho.
Uma das principais características da Serra em relação às demais regiões produtoras de laranja no Brasil é a possibilidade de uma colheita tardia em função do frio, ou seja, os produtores devem, sim, colher os frutos deste maio mais gelado para obter bons frutos.
Tais condições favoráveis de clima também afastaram a chamada mosca-das-fruta, após ataque e danos causados pelo inseto no mês de abril, tranquilizando os citricultores e desobrigando-os de tomar medidas de contenção e evolução da população da praga. Seguiram sendo efetivadas as práticas culturais de manejo, além da colheita.
Em termos de mercado, a Emater destaca que ele se mantém aquecido, tendo apresentado viés comprador, ainda que com claros sinais de sobre oferta de algumas variedades.