A Kynda Brinquedos, marca própria de fabricação de brinquedos educativos de madeira, inaugurou sua primeira loja em Caxias do Sul. Em uma pequena sala comercial, de 50 metros quadrados, na Rua Bento Gonçalves, 3.006, no bairro São Pelegrino, é possível encontrar dezenas de itens lúdicos produzidos pela família Adami, a mesma que administra uma marcenaria tradicional da cidade. Agora, a segunda e terceira gerações se dedicam, juntas, em um espaço de sua fabricação de esquadrias para o trabalho artesanal de confecção de objetos lúdicos.
A ideia do negócio surgiu quando o jovem integrante da família Leonardo Grandini Adami, 33 anos, foi fazer intercâmbio na Alemanha, dentro da programação de estudos do curso de Engenharia Mecânica, há cerca de seis anos. No retorno, trouxe na bagagem uma bicicleta de madeira sem pedal, conhecida como bicicleta de equilíbrio.
– Ele trouxe para casa e disse que ia fazer o seu próprio modelo aqui. Pensamos: vamos deixar a coisa rolar, e realmente evoluiu, com ele criando novas peças, jogos interativos, participando de feiras – conta a mãe, Iolanda Grandini Adami, 69, hoje também envolvida na administração da loja.
Dirceu Adami (foto), 64, pai de Leonardo, o ajudou na fabricação da primeira bicicleta de madeira no Brasil. E se uniu ao filho como artesão deste novo empreendimento. No primeiro mês da loja, 22 peças foram comercializadas. É um percentual que chama a atenção, levando em conta que, até o momento, foram produzidos pouco mais de 100 artigos. Por ser uma loja de fabricação própria, a Kynda Brinquedos trabalha com encomendas personalizadas que possam ser projetadas por Leonardo.
Entre os artigos disponíveis, há desde a Torre de Hanói, um quebra-cabeça com discos de madeira, que custa R$ 57, até a bicicleta infantil que deu origem à marca, que sai por R$ 390.