Mesmo com a pandemia, o movimento dos últimos dias no comércio de Caxias do Sul faz com que os comerciantes tenham perspectivas de vendas mais otimistas do que as inicialmente previstas. Com a volta às aulas, uma semana de temperaturas baixas e dois dias seguidos de tempo seco com frio, lojistas sentiram um incremento de movimento que pode indicar um crescimento de vendas do Dia das Mães em relação ao ano passado, que teve redução por conta da covid-19.
De acordo com o gerente administrativo financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, a pesquisa realizada pela entidade mostra que artigos de vestuário sempre lideram as preferências de consumo para esta data comemorativa. Como são produtos que têm maior valor agregado, corroboram a expectativa de incremento de faturamento em relação ao ano passado.
– Nossa percepção é de que está melhor também porque o comércio ficou fechado em março e tem a demanda reprimida. E, com a volta das aulas e esse tempo desde sexta, o humor do consumidor melhora – aponta o dirigente da CDL.
A pesquisa da CDL Caxias aponta que a maioria dos caxienses deixa as compras para a última semana ou para a véspera. O Sindilojas Caxias também trabalha com as previsões da Fecomércio-RS, que apontam que 80% procuram os produtos a partir da quarta-feira que antecede a data.
– Esse movimento maior nestes últimos dias está se confirmando. É visível, principalmente nas ruas. Em função disso, nós acreditamos que poderemos ter um aumento de 5% a 8% nas vendas deste ano – projeta a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini.
A comerciante também acrescenta que, em função da pandemia, há uma preferência maior pela compra de produtos em vez de presentear as mães com serviços.
Comércio pode abrir no domingo
A convenção coletiva de trabalho permite que o comércio varejista não essencial de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua possa abrir neste domingo de Dia das Mães contando com a presença de funcionários. Da base territorial do Sindilojas Caxias, apenas em Antônio Prado o atendimento deve ser feito pelos proprietários dos estabelecimentos.