A consulta ao primeiro lote de restituições do imposto de renda 2021 já está disponível, mas cerca de 20% dos contribuintes de Caxias do Sul ainda nem fizeram a declaração, a uma semana do fim do prazo. Isso ocorre porque neste ano a data final de entrega foi prorrogada novamente em função da pandemia _ neste ano é final de maio. Inclusive o primeiro lote do imposto será pago no último dia do prazo final, a próxima segunda-feira (31).
A Receita Federal de Caxias do Sul havia recebido, até a noite de domingo (23), 102,9 mil declarações da expectativa total de 129 mil, ou seja, 79,8% já acertaram as contas com o Leão. Este índice é muito semelhante em Bento Gonçalves, quando chegaram à Receita 27,1 mil documentos de um total esperado de 33 mil, o equivalente a 82,1% do total.
De acordo com o delegado Nilson Sommavilla Primo, responsável pela Receita Federal de Caxias do Sul, o ritmo de envio apresenta evolução dentro da normalidade.
— Historicamente, 15% dos contribuintes entregam as declarações nos últimos três ou quatros dias do prazo final previsto — aponta Sommavilla.
Os contribuintes que se adiantaram e estão no primeiro lote, que contempla aqueles que têm prioridade legal, como idosos, portadores de deficiências e professores, já saberão em quanto vão ser restituídos a partir desta segunda. Na região da Delegacia da Receita em Caxias, serão depositados R$ 347 milhões para este primeiro grupo.