A prefeitura de Caxias do Sul avalia a sugestão de comerciantes de impedir a venda de artigos não essenciais em supermercados em bandeira preta. Um lojista de uma tradicional marca de Caxias chegou a marcar o prefeito Adiló Didomenico em uma postagem em rede social mostrando prateleiras de bazar lacradas em supermercados de municípios da Zona Sul do Estado, já que as lojas que não podem abrir reclamam da concorrência com os estabelecimentos do gênero alimentício que estão funcionando.
O secretário de Urbanismo de Caxias do Sul, João Uez, disse que a prefeitura está verificando diversas solicitações e possibilidades para um novo decreto, que deverá ser publicado ainda nesta quinta-feira (4). Além das flexibilizações para atividades de varejo não essencial já encaminhadas pelas próprias entidades do comércio, uma das sugestões é justamente a que trata de impor restrições para os artigos de bazar em outros estabelecimentos que se enquadram como essencial.
_ Estamos a milhão montando propostas e avaliando situações _ respondeu Uez.
Outro indicativo de que as restrições envolvendo supermercados possam estar contempladas no decreto é que o presidente do Sindigêneros, Eduardo Slomp, tem uma agenda com o prefeito prevista para esta quinta, às 11h30min, para tratar sobre o tema.